Inflamação Ocular

13 de agosto de 2018
inflamação ocular

Você provavelmente já experimentou algum tipo inflamação em seus olhos em algum momento de sua vida – o suficiente para entender o desconforto e incômodo causado por essa condição.

Mas alguns tipos de inflamação ocular vão além da dor, causando sérios problemas e incluindo a perda permanente da visão se não forem diagnosticados ou tratados. Entenda um pouco mais sobre inflamações oculares no post de hoje.

O que é inflamação ocular?

Inflamações nos olhos geralmente ocorrem em resposta a infecções virais ou bacterianas, alergias, agentes ambientais irritantes, cirurgias ou traumas. Para evitar danos permanentes, é importante ficar atento à gravidade e duração da inflamação.

Como os olhos são órgãos tão delicados, até mesmo uma pequena quantidade de tecido inflamado pode causar uma deficiência visual irreversível.

Tipos de inflamações oculares

Existem diferentes tipos de inflamações oculares, cada condição diferindo em seus sintomas, gravidade e qual camada do olho está afetada.
Conjuntivite – é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana transparente que cobre a camada mais externa do olho e a superfície interna das pálpebras. Muitas causas estão associadas a esta condição, incluindo infecções bacterianas e virais, alergias e agentes ambientais irritantes.
Episclerite – é uma doença benigna inflamatória autolimitada que afeta a parte do olho chamada episclera. A causa é muitas vezes desconhecida, mas pode ocorrer com certas doenças, tais como: herpes zoster, artrite reumatoide, sífilis e tuberculose.
Blefarite – inflamação das pálpebras, muitas vezes causada pela falta de higiene local, olhos cronicamente secos ou pele oleosa.
Ceratite – é uma inflamação da córnea. É geralmente causada por infecções bacterianas ou fúngicas, prevalente em pessoas com higiene precária das lentes de contato.
Uveíte – inflamação do globo ocular, geralmente considerada uma das formas mais graves de inflamação ocular. Existem também três tipos de uveíte, dependendo de qual área da esfera ocular está infectada: uveíte anterior, uveíte posterior e uveíte intermédia.

A inflamação ocular pode ser facilmente identificada, já que os sintomas são geralmente bastante perceptíveis e incluem: inchaço visível, sensibilidade a luz, sensações de calor, dor e vermelhidão, todos causados por um aumento do fluxo de sangue para a área afetada.

Quais são as causas das inflamações oculares?

As inflamações oculares podem ser causadas por uma variedade de fatores e, às vezes, é necessário um diagnóstico profissional para saber ao certo a causa. Veja abaixo as causas mais comuns de inflamações oculares:
Alergias: uma causa bastante comum de inflamação ocular, alergias podem causar irritação ocular persistente. A rinite alérgica desencadeada por pólen, mudanças sazonais, ácaros da poeira doméstica, fungos ou animais de estimação podem muitas vezes resultar em coceira e inflamação nos olhos.
Infecções bacterianas e virais: A infecção bacteriana mais comum é a conjuntivite, uma infecção viral altamente contagiosa. Mais comumente, esses problemas ocorrem devido ao uso inadequado de lentes de contato, cirurgias, traumas, lesões oculares ou contato com os olhos com as mãos sujas.
Uso excessivo de colírios receitados e prescritos: Muitas pessoas usam colírio para aliviar os olhos levemente irritados e o uso prolongado pode causar um “efeito rebote”. É quando seus olhos ficam doloridos e irritados até que você use as gotas novamente, criando assim uma espécie de dependência do efeito colírio.
Deficiência de vitamina A: Isso pode torná-lo mais suscetível a infecções oculares e outros problemas oculares.
Uso inadequado das lentes de contato: É uma causa comum de inflamação ou infecção ocular, principalmente se medidas higiênicas não forem feitas após o período de uso pretendido (permitindo crescimento excessivo de bactérias). As mãos devem ser lavadas antes de colocar e tirar as lentes de contato, a solução correta deve ser usada e os métodos adequados de armazenamento devem ser mantidos. Problemas também ocorrem quando partículas ficam presas entre a lente e o olho, causando irritação.
Doenças: sarampo, herpes e diabetes podem causar inflamação nos olhos. As doenças sexualmente transmissíveis também são facilmente transmitidas para a área dos olhos. Condições inflamatórias, como lúpus, artrite e síndrome do intestino irritável também podem ser causas.
Matérias estranhas ou substâncias estranhas: Poeira, cascalho ou seiva de planta podem ficar presos sob a pálpebra, causando inflamação e desconforto.
Cosméticos: Certos cosméticos para os olhos podem causar irritação, seja por sensibilidade ou se eles excederem a data de vencimento.

Como evitar inflamações oculares?

Inflamações oculares e infecções podem ser facilmente evitadas apenas tomando algumas precauções:

  • Lave as mãos antes e depois de tocar nos olhos ou no rosto;
  • Não compartilhe maquiagem e certifique-se de jogar fora qualquer produto com prazo de validade expirado. Se você teve uma infecção ocular viral ou bacteriana, jogue fora a maquiagem que usou durante esse período, pois ela pode estar contaminada;
  • Se você tem alergias, tente o seu melhor para evitar alérgenos e manter um ambiente de vida livre de alergia. Evite alimentos que desencadeiam reações;
  • Não compartilhe recipientes ou soluções para lentes de contato e certifique-se de manter as lentes limpas;
  • Nunca use saliva no lugar da solução de contato;
  • Não compartilhe toalhas, travesseiros ou panos com outras pessoas, especialmente se elas tiverem uma inflamação ocular ou outra condição viral e bacteriana, como herpes labial;
  • Mudar fronhas e lavar toalhas e roupa de cama com frequência.

O tratamento de inflamações oculares depende da área do olho que está inflamada, da gravidade e da causa da doença. Embora algumas inflamações oculares, como aquelas causadas por alergias, geralmente não sejam graves, outras, como esclerite e uveíte, geralmente precisam de atenção médica imediata. Consulte sempre seu oftalmologista!

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato