Se você acompanha o Portal da Visão, sabe que nós destacamos a importância de visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Realizar uma consulta anual com um especialista permite fazer um acompanhamento da saúde ocular e realizar exames preventivos e de rotina.
Porém, uma coisa que a maioria das pessoas não sabe é que exames de visão possibilitam a identificação de outras doenças em nosso organismo – mesmo aquelas que não têm origem no sistema ocular.
Várias são as enfermidades que podem ser detectadas pelos exames oftalmológicos; entre elas, estão doenças:
Todos esses diagnósticos são possíveis porque o olho é o único órgão do corpo humano em que os médicos podem visualizar o tecido neural e os vasos sanguíneos sem realizar qualquer intervenção.
Assim, infecções que ocorrem em outras partes do nosso organismo, como a tuberculose, o HIV e a sífilis, podem ser detectadas por meio de um exame ocular.
Para exemplificar tudo isso, podemos destacar o exame de fundo de olho e o exame da retina. O exame de fundo de olho, além de indicar importantes alterações no sistema ocular, ajuda a detectar doenças como a hipertensão e a diabetes. Já o exame de retina permite identificar problemas vasculares, como a obstrução de carótidas, e neurológicos, como a esclerose múltipla.
Por mais que você ache que sua visão está boa e que consegue enxergar tudo muito bem, separe algumas horas do tempo livre para cuidar da saúde e ir ao oftalmologista. E não se esqueça! Leve também as crianças. ao oftalmopediatra. Durante essa fase, é importante que qualquer alteração visual seja detectada precocemente para permitir um desenvolvimento normal da visão.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail