Sim, é possível! Claro que é preciso analisar caso a caso e nem sempre será o resultado almejado, mas é uma possibilidade. O legal aqui é o porquê!
Na cirurgia de catarata, uma lente intraocular é implantada para garantir a qualidade da visão. Essa “nova lente” ficará no lugar do cristalino, a lente natural dos olhos, que ganhou um aspecto opaco com o passar do tempo.
Essa é exatamente a causa da catarata. Quando essa opacidade começa a prejudicar a qualidade de visão, indicamos o tratamento com cirurgia. Essa é a única opção eficaz para a catarata. Não há medicamentos, colírios, óculos ou exercícios que resolvam.
Com essa explicação, já dá para ter uma ideia sobre como é possível “se livrar” de vez dos óculos ao passar pela cirurgia. Se as condições da córnea permitirem, é possível associar o implante da lente e fazer também a correção do grau, seja miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
De toda forma, o mais indicado é sempre buscar um oftalmologista especialista em catarata que possa fazer uma avaliação detalhada para proporcionar a diminuição da dependência dos óculos.
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail