Em outro post aqui no Portal da Visão, nós destacamos a importância de usar óculos escuros. Hoje vamos mostrar algumas dicas para você acertar na hora de comprar os seus. Vamos lá!
Muitos estudos evidenciam que a exposição prolongada à radiação ultravioleta (UV) está relacionada ao desenvolvimento de diversas doenças oculares. Por isso, o uso de óculos de sol, que protegem contra os raios nocivos, é indicado pelos especialistas.
A principal função dos óculos escuros é proteger a visão dos raios ultravioleta (UV) A e B. A exposição em excesso afeta a retina – localizada no fundo do olho e, a longo prazo, pode causar degeneração macular relacionada à idade.
Os raios UV também podem facilitar a formação do pterígio, pequena membrana fibrovascular de tom avermelhado que cresce sobre a superfície ocular e avança em direção à córnea, causando ardor e sensação de areia nos olhos.
Outra doença frequente e que costuma ocorrer mais precocemente em indivíduos expostos ao sol e sem proteção é a catarata – que é a perda de transparência do cristalino, que se torna opaco e rígido.
Chapéus, bonés e protetores são companheiros indispensáveis no bloqueio dos raios solares. Mas atenção: usar um deles não te isenta de usar o outro.
Um problema do boné é o fato de proteger apenas a testa e o couro cabeludo, deixando de fora as orelhas e boa parte do rosto. Por este motivo, o ideal é usar um chapéu de abas largas. Modelos furados, como os de crochê ou de palha natural, não são indicados.
Outra opção para dias muito ensolarados são os chapéus e roupas que vêm com filtro solar. Com um valor médio de R$ 50,00 esses acessórios vão perdendo a função devido às lavagens, mas duram bastante tempo.
É importante destacar que o fato das lentes serem escuras não garante a proteção adequada contra os raios UV. Os modelos bons devem:
1. Proteger os olhos da ação dos raios ultravioleta (UVA e UVB);
2. Apresentar a cor da lente satisfatória;
3. Reduzir a luz visível;
4. Proteger os olhos contra reflexos ofuscantes;
5. Eliminar frequências específicas (para melhorar o contraste);
6. Ser confortável, com uma armação leve e do tamanho adequado ao rosto do usuário;
7. Possuir grau, quando necessário, para o indivíduo enxergar melhor. Neste caso, a pessoa pode escolher colocá-lo na lente escura ou fazer uma fotossensível – fica clara em ambientes escuros e escurece nos claros.
A resposta é simples: não há cor ou modelo de armação ideal. O importante é que tanto a lente quanto a armação sejam de bons materiais e de qualidade. Sem distorções e com proteção aos raios UV comprovada.
Para quem tem olhos mais sensíveis à luz, as lentes de cores escuras são as mais recomendadas – pois elas ajudam a diminuir a fotofobia. Óculos de sol com hastes laterais mais grossas ajudam a proteger os olhos do ressecamento causado pelo vento em locais como os calçadões das praias e montanhas. Já modelos com lentes muito curvas podem provocar efeitos prismáticos, causando enjoos e tonturas.
Antes de comprar os óculos é preciso analisar as diferentes colorações disponíveis de lentes.
As fumês e marrons são as mais indicadas para os dias claros, pois destacam detalhes e contrastes.
As de cor amarela e laranja realçam os contrastes e as profundidades, sendo boas para usar pela manhã ou no final do dia.
As lentes azuis são boas para dias nublados e o fim da tarde.
As cinzas, por serem de cor neutra, são recomendadas para locais de intensa luminosidade e, por fim, as vermelhas e rosas podem ser usadas em qualquer momento devido ao seu caráter fashion.
Lentes polarizadas são as que, além de proteger os olhos dos raios UV, também protegem contra o brilho, eliminando a radiação refletida. Essa redução diminui a fadiga ocular.
São fáceis de serem identificadas, pois têm uma cor azul metálica na parte de dentro dos óculos. As lentes polarizadas são indicadas a esportistas, motoristas, paisagistas e pescadores.
Verão e esportes é uma combinação perfeita. Para não correr nenhum risco, use óculos. São comuns os casos de acidentes oculares provocados por bolas, raquetes, grama e areia. Cerca de 90% dos acidentes podem ser evitados se as pessoas estiverem usando óculos.
Se você usa óculos e for praticar esportes na praia, uma boa alternativa é colocar grau nos de sol. Pessoas com miopia, astigmatismo ou hipermetropia não devem usar lente nessa ocasião, pois o risco de contaminação aumenta. Em outros momentos, é possível usar a lente e os óculos de sol sem grau por cima. Aproveite seu verão!
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail