Dicas para uma visão saudável durante o inverno

21 de junho de 2018
visão saudável

Durante os meses de inverno, muitas pessoas esquecem que o clima frio e os ambientes fechados trazer consequências para os olhos. Confira alguns problemas comuns com os quais as pessoas podem sofrer durante o inverno e dicas sobre como combatê-los.

Olhos secos

Durante o inverno a umidade tende a diminuir, ocasionando o ressecamento dos olhos. Além disso, o uso de aquecedores em excesso também pode contribuir para essa condição.

Uma dica simples para ajudar a combater este problema é o uso de lágrima artificiais para manter os olhos lubrificados durante o dia, além disso beba muita água, que manterá o corpo e os olhos hidratados.

Também tente evitar o calor direto, especialmente o calor diretamente em seu rosto, como aquecedores de carros. Se for um dia com bastante vento, você pode usar óculos para ajudar a proteger os olhos e evitar o ressecamento.

Vista Cansada

Os meses de inverno são mais escuros e a luz natural é menor, o que pode tornar certas tarefas mais difíceis, como ler e escrever. Esforçar os olhos para enxergar quando há pouca luminosidade pode causar fadiga ocular, fazendo com que os seus olhos se sintam cansados mais rapidamente do que o habitual. Para ajudar a evitar isso, tente usar uma luminária quando estiver realizando um trabalho de perto e, se precisar de óculos de leitura, use-os para evitar o esforço de seus olhos.

Lacrimejamento excessivo

Enquanto algumas pessoas experimentam a falta de lágrimas no inverno, outras têm o problema oposto. Excesso de lágrimas e olhos lacrimejantes podem ocorrer devido ao ar frio, ventos cortantes ou alergias sazonais. Preste atenção quando seus olhos lacrimejam para determinar a causa. Se os seus olhos começarem a lacrimejar quando você sair ou quando o vento soprar, use óculos de sol ou óculos de proteção para proteger os olhos. Se sentir um excesso de lacrimejamento dentro de casa, pode ser necessária uma medicação antialérgica e um colírio apropriado para reduzir o efeito das alergias sazonais, mas lembre-se colírios são medicamentos e só podem ser utilizados após indicação do oftalmologista.

Se você não puder determinar a causa do lacrimejamento ou se o colírio lubrificante não fizer efeito, especialmente se a hidratação alterar sua visão, consulte um oftalmologista.

Manter a visão saudável no inverno é simples

Embora o ar frio e seco do inverno possa não ser ideal para a visão, existem várias soluções para manter os olhos limpos, confortáveis e saudáveis, como:

  • Mantenha seus olhos úmidos. Colocar plantas ou um umidificador em sua casa pode melhorar drasticamente as condições do ar interior.
  • Use óculos escuros no inverno. Escolha óculos de sol com proteção UV para garantir que sua visão esteja protegida do sol mesmo nas baixas temperaturas.
  • Dê uma pausa aos seus olhos. Se as suas lentes de contato estiverem causando mais irritação, faça uma pausa e use os óculos por alguns dias. Converse também com o seu oftalmologista sobre a mudança para lentes que diminuem o ressecamento ocular.
  • Beba muito líquido – manter seu corpo hidratado também ajudará a manter a hidratação dos seus olhos.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato