Hoje, 26 de Maio, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma! Se você não sabe nada sobre essa doença, continue conosco e descubra tudo que precisa saber sobre o problema!
Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das maiores causas de cegueira, o glaucoma é uma doença que atinge cerca de 65 milhões de pessoas no mundo. Silenciosa, a maioria dos portadores da enfermidade não sabem que possuem, pois no estágio inicial ela não apresenta nenhum sintoma e não causa dor ou incômodo. E é por este motivo que o Portal da Visão apóia esta campanha!
No Brasil, estima-se que um milhão de pessoas tenham glaucoma, que pode ser de 3 diferentes tipos:
Congênito: forma menos comum da doença, afeta os bebês.
Crônico: forma mais comum da doença, afeta pessoas com idade mais avançada.
Secundário: quando o glaucoma é decorrente de outras doenças, como catarata e diabetes.
Causado na maioria dos casos pelo aumento da pressão intraocular, o glaucoma provoca lesões no nervo ótico e afeta a visão. Seu principal sintoma é a perda da visão periférica, que inicialmente é sutil e praticamente passa despercebida pelo portador da doença. Ele passa a sentir o problema apenas em fases mais avançadas, quando apresenta visão tubular, ou seja, percebe apenas a visão central e perde a periférica, dificultando a rotina e fazendo com que tropece e esbarre nos objetos.
Apesar de ser incurável, o glaucoma pode ser controlado. Para a maioria dos casos, colírios e medicamentos via oral dão conta do recado; as ocorrências mais avançadas exigem cirurgia para controlar a pressão ocular.
Faça parte desta campanha você também! A prevenção ainda é o melhor remédio. Portanto, agende uma consulta com seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano e realize os exames preventivos. Diagnosticado ainda no começo e com o tratamento correto, o glaucoma pode ser controlado e não afeta a capacidade visual.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail