Todo os dias, recebemos uma enxurrada de informações sobre alimentação saudável. Cada vez mais, lemos e descobrimos novos benefícios que a comida traz ao nosso corpo. Dentre tais benefícios, há a prevenção de doenças oculares.
Veja abaixo cinco alimentos que irão te ajudar a cuidar da saúde dos seus olhos e auxiliar no combate e prevenção de doenças oculares.
Todo mundo já ouviu da mãe ou da avó que é para comer cenoura, pois faz bem à pele. Agora você tem mais um motivo: faz bem aos olhos também. Ricas em betacaroteno, um antioxidante natural, as cenouras e outras frutas e legumes de cor laranja (manga, abóbora, laranja…) são excelentes fontes de vitamina A. A ausência deste nutriente pode causar inchaço nas pálpebras e a formação de úlceras na córnea, problemas que podem, inclusive, levar à cegueira.
Possuem ácidos graxos que auxiliam o corpo no combate à “síndrome do olho seco”, doença mais comum em pessoas da terceira idade e em grandes cidades. Peixes são fontes de ômega 3 e 6 e das vitaminas A, B6, B12 e D. Outra opção riquíssima em ômega 3 é a linhaça.
Os peixes devem ser preferencialmente frescos. Evite os congelados, o excesso de água diminui os nutrientes. Outro benefício é o auxílio na circulação sanguínea e na oxigenação dos olhos, quando consumidos mais frequentemente.
Talvez o alimento mais polêmico desta lista, o ovo já foi visto como vilão da alimentação. Hoje, todavia, é considerado um dos aliados da vida saudável. Possui luteína e zeaxantina, que estão presentes na gema e auxiliam no combate à deterioração macular e à perda de visão. Outra vitamina importante é o zinco, que previne danos celulares e a perda gradual da visão.
Todo mundo gosta de morangos e amoras, os seus olhos também. As frutas vermelhas contêm diferentes antioxidantes que ajudam no irrigamento dos vasos sanguíneos dos olhos.
Capriche na salada! Coma espinafre, couve, brócolis e outras hortaliças e verduras. As folhas verdes são riquíssimas em vitamina E, que ajuda na prevenção da catarata. Também fontes de vitamina C, as folhas verdes aumentam a proteção da retina, que pode sofrer danos devido à exposição solar.
Além da uma boa alimentação, em alguns casos, recomenda-se o uso de suplementos vitamínicos. Mas, lembre-se, você só deve usar esses suplementos se o seu oftalmologista recomendar. Sendo assim, procure um especialista, faça uma consulta e cuide da saúde dos seus olhos.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail