Pessoal, cirurgia ocular é bem mais fácil do que parece. Não existe o monstro de 7 cabeças da dor que alguns falam por aí.. Isso é coisa do passado. A maioria das cirurgias são feitas sob anestesia local que tem duração de poucas horas, na maior parte das vezes. Normalmente, terá efeito para que haja tempo de sobra para o procedimento.
Falo isso de forma tão assertiva porque todos os pacientes que recebem a indicação perguntam sobre isso e, claro, com razão. Seria terrível fazer uma cirurgia nos olhos de forma dolorosa ou mesmo sentindo o procedimento acontecendo.
Na verdade, seria impossível.
A anestesia também serve para que o cirurgião possa trabalhar com tranquilidade. No caso da cirurgia refrativa, é usado um colírio anestésico. Quando ele perde o efeito, os olhos podem ficar sensíveis.
Provavelmente, nessa situação, o oftalmologista prescreverá um colírio anti-inflamatório para facilitar a recuperação.
Aqui, é difícil detalhar como funciona a anestesia de uma forma geral porque, para cada procedimento, é possível ter indicações diferentes e o oftalmologista pode optar por tipos diversos de substância utilizada.
Então, se surgir dúvida, o que você deve fazer é perguntar ao seu oftalmologista de confiança. Nós, médicos, precisamos estar preparados para tirar todas as dúvidas e deixar o paciente completamente seguro de que tudo correrá bem.
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail