Sabemos que quem vai se submeter a qualquer procedimento pode estar cercado de várias dúvidas e receios. E, quando nós, especialistas em estrabismo, indicamos tratamento cirúrgico do desvio ocular, uma das principais preocupações, especialmente em crianças, é: como funciona e quais os riscos da anestesia na cirurgia?
Primeiramente, os cuidados começam na avaliação pré-anestésica. São solicitados exames de sangue para verificar principalmente condições infecciosas e capacidade de coagulação. Muitas vezes avaliação cardíaca também é solicitada. Apesar de ser considerado um procedimento de baixo risco, a cirurgia de estrabismo requer anestesia, e uma avaliação pré-anestésica é fundamental para que tudo saia dentro do planejado!
Se foi indicado algum procedimento oftalmológico para seu filho, seja cirurgia de estrabismo, glaucoma infantil, tumores de pálpebra, catarata congênita, etc, saiba que ele vai ser submetido à anestesia geral!
A anestesia geral consiste na administração endovenosa de medicamentos que levam a criança ao sono profundo, no qual não sinta dores, estímulos e não tenha memória do procedimento. Os sinais vitais, como frequência cardíaca, ritmo respiratório, saturação de oxigênio no sangue, temperatura corporal e pressão arterial são continuamente monitorados, e um médico anestesista experiente estará presente na indução anestésica, e durante todo o procedimento até que seu pequeno acorde e esteja bem!
Após a cirurgia, um dos responsáveis é chamado para acompanhar o paciente em um espaço no qual aguardamos a recuperação da cirurgia. Quando a criança estiver bem desperta, vocês serão liberados para o quarto, onde ela poderá se alimentar.
Após algumas horas de observação, seu filho receberá alta para casa no mesmo dia. Não há necessidade de pernoitar no hospital!
Em adultos, em sua grande maioria, fazemos a cirurgia de estrabismo com anestesia local (tipo bloqueio peribulbar) e sedação. Nesses casos os olhos ficam completamente anestesiados, o paciente não vê nem sente dores durante o procedimento.
As vantagens da anestesia local tipo bloqueio são a redução do risco anestésico e a mais rápida recuperação após o término da cirurgia.
Em alguns casos, pode-se optar pela anestesia geral em adultos também, dependendo da complexidade da cirurgia ou das características psicológicas do paciente, como ansiedade extrema ou fobias.
Existe ainda a possibilidade de anestesia tópica, realizada somente com colírios. Esse tipo de anestesia é reservado para quando queremos realizar o que chamamos de cirurgia de estrabismo ajustável. Nesses casos, os olhos continuam se movimentando e podemos fazer ajustes na correção do desvio durante o procedimento. Como é uma opção menos confortável do que as demais, reservamos a anestesia tópica para casos bem selecionados de estrabismo.
Caso você ou seu filho vá se submeter a qualquer tipo de procedimento, o fundamental é: CONFIE NO SEU MÉDICO! Pesquise, converse, pergunte e estabeleça uma relação de confiança com o profissional que vai cuidar da saúde dos seus olhos!
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail