Assim como nossa força física diminui com a idade, nossos olhos também apresentam um declínio em seu desempenho conforme os anos passam. Ainda assim, há muito que podemos fazer para manter nossos olhos saudáveis enquanto envelhecemos.
Neste post, vamos oferecer dicas sobre como manter os olhos saudáveis e fortes, independente da idade.
Com o passar dos anos, a necessidade do uso de óculos normalmente aumenta, mesmo que você nunca tenha precisado de óculos antes. Isso acontece porque as lentes em nossos olhos naturalmente perdem um pouco de sua flexibilidade ao longo do tempo, tornando mais difícil ajustar nosso foco de objetos distantes para aqueles que estão próximos. Além dessa perda de flexibilidade, outras condições também se desenvolvem à medida que envelhecemos – algumas mais sérias que outras.
Problemas oculares comuns e doenças que surgem com a idade avançada incluem glaucoma, descolamento de retina, degeneração macular e catarata. A maioria pode ser tratada, atrasada ou revertida, especialmente quando seu oftalmologista capta o problema desde o início de seu desenvolvimento.
A melhor época para começar a investir na saúde dos seus olhos é agora, mesmo que a sua visão seja perfeita, já que hábitos saudáveis a longo prazo são cruciais para a prevenção.
Para reduzir o risco de desenvolver problemas de visão relacionados à idade, abaixo apresentamos várias práticas que você pode adaptar a sua rotina:
Um estilo de vida ativo é bom para todo o corpo e isso inclui os olhos. Estudos mostraram que pessoas que levam vidas sedentárias apresentam mais problemas de visão à medida que envelhecem do que pessoas mais ativas.
O que você come pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade e outros problemas oculares. Pimentões, cenouras, folhas verdes escuras, mirtilos, batata-doce, peru, salmão e sementes de chia contêm nutrientes importantes para manter uma visão saudável.
Todos sabemos que não devemos olhar diretamente para o sol, mas mesmo a luz solar indireta pode prejudicar nossos olhos e os efeitos podem ser cumulativos com o tempo. Use óculos escuros com proteção UV para manter seus olhos seguros.
Assim como permanecer ativo é bom tanto para os olhos quanto para a saúde em geral, fumar é ruim para os olhos e para a saúde em geral. Fumar aumenta muito o risco de degeneração macular relacionada à idade, bem como os riscos bem divulgados de doenças cardíacas e câncer de pulmão.
Faça pausas regulares quando estiver em contato contínuo dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores. Olhar para as telas por horas geralmente leva ao cansaço visual dos olhos. Nesses casos, o ideal é seguir a regra 20-20-20: passe vinte segundos olhando para algo a seis metros de distância a cada vinte minutos, dessa forma seus olhos não se cansarão tão rapidamente.
Se já passou algum tempo desde a sua última consulta, é hora de ver seu oftalmologista! Enquanto muitas condições oculares relacionadas à idade se desenvolvem com o tempo, algumas podem surgir aparentemente do nada. Visite seu oftalmologista imediatamente se tiver algum destes sintomas: manchas repentinas ou perda de visão, flashes de luz, dor ocular, visão dupla ou vermelhidão, inchaço dos olhos ou pálpebras.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail