Cirurgia de Catarata a laser, é possível?

Quem aí não tem um pai, uma avó ou um tio que já foi submetido a uma cirurgia de catarata? Pois é, esse é o procedimento mais realizado pelos oftalmologistas!
2 de março de 2020

Mas, você sabe o que é catarata? Catarata é a opacificação do cristalino, que é a lente natural dos olhos. Com o passar da idade, principalmente após os 50 anos, essa lente começa a ficar opaca, turva, e o paciente passa a enxergar como se estivesse vendo através de uma janela suja. Primeiro ocorre a alteração do contraste das imagens e brilho das cores, e com o avanço da catarata a qualidade visual começa a ficar prejudicada.

E o que fazer quando a catarata é diagnosticada? Nem toda catarata precisa de cirurgia. A necessidade de operar vai depender do estágio da catarata e do quanto ela está prejudicando a qualidade de visão.

Há poucos anos surgiu uma tecnologia na Oftalmologia que permite que alguns passos da cirurgia de catarata sejam realizados com extrema precisão: a cirurgia de catarata a laser (LenSxÒ).

Como funciona a cirurgia de catarata a laser?

OTIMIZAÇÃO DO TEMPO: O paciente é internado, faz a cirurgia de catarata e tem alta hospitalar após cerca de 30 minutos, no mesmo dia.

INDOLOR: a anestesia é feita com administração de colírios. Mantém-se uma proteção no olho operado até a revisão no dia seguinte da cirurgia.

USO DE LASER: A tecnologia LenSx® permite que algumas etapas que seriam feitas pelo cirurgião sejam realizadas com precisão da tecnologia LASER, o que confere perfeição no posicionamento da lente intraocular e maior segurança durante a cirurgia.

CORREÇÃO DE GRAU: Com o uso de aparelhos sempre atualizados e a tecnologia das lentes intraoculares, é possível obter resultados que conferem independência do uso de óculos, uma vez que os exames pré-operatórios ajudam na escolha da lente mais apropriada para cada paciente.

RÁPIDA RECUPERAÇÃO: Por cerca de dois a três dias pode haver leve embaçamento visual, que se resolve com o uso correto das medicações pós-operatórias. Deve–se ter cuidado com contato com água do mar e piscina, assim como evitar atividades que exijam muita movimentação. Em 3 a 5 dias o paciente retorna as suas atividades cotidianas.

Dr. Peter Ferenczy

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

CRM-PR 25.014 / RQE 17417

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest