Quem não gosta de um chocolatinho para adoçar a vida e alegrar o dia? E você sabia que, se consumido da forma correta e com moderação, o chocolate pode ainda proteger a visão?
Isso mesmo! Consumir chocolate pode proteger o organismo, especialmente a sua visão, de algumas doenças que surgem com o avanço da idade. Mas, não é qualquer chocolate!! É recomendado o consumo daqueles que têm 70% ou mais cacau em sua composição. Os chocolates mais doces possuem muito açúcar e pouco cacau em e devem ser consumidos com muita parcimônia!
Isso acontece porque o cacau é rico em flavonóides, uma substância antioxidante ligada à prevenção de diversas doenças.
Estudos mostram que os flavonóides combatem a formação de radicais livres, o que ajuda a proteger contra doenças como catarata e degeneração macular relacionada à idade.
Um estudo italiano publicado no Frontiers in Nutrition, buscou identificar como o cérebro reage algumas horas após o consumo dos flavonóides (presentes no cacau) e quais os seus benefícios a longo prazo.
O estudo mostrou que o consumo regular e moderado do cacau pode beneficiar a memória recente e o processamento de informações visuais.
Claro que é importante ficar atento à quantidade de chocolate consumida! Excessos devem ser evitados, e, principalmente as pessoas que devem restringir a ingesta de açucares na dieta, como os diabéticos, não podem esquecer os efeitos deletérios que o açúcar pode trazer.
Como tudo na vida, o segredo é o equilíbrio! Mas ficamos muito felizes em saber que podemos comer um chocolatinho de vez em quando sem culpa e ainda saber que estamos beneficiando nossa saúde, não é mesmo?
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail