Cuidar dos olhos é extremamente importante! Afinal, a visão é o sentido que mais usamos. Infelizmente, muitas doenças podem afetar os olhos de forma mais oculta e comprometer a capacidade visual. Entre elas, está o buraco de mácula.
O buraco de mácula é uma doença que atinge o centro da retina. É uma interrupção das camadas que forma uma fenda que cresce com o passar do tempo e diminui a capacidade da visão central, criando uma espécie de buraco negro no centro da imagem. Ela tem esse nome pois afeta a mácula, estrutura anatômica que fica no centro da retina. Assim, o portador da doença perde a capacidade de enxergar os objetos diretamente; porém, ele não perde a visão periférica.
Sem distinções, o buraco de mácula é um problema que pode se desenvolver em ambos os sexos e em pessoas com mais de 40 anos.
As possíveis causas são várias. Entre elas, está o avanço da idade, traumas oculares, processos inflamatórios oculares e outras doenças, como a alta miopia.
Entre os principais sintomas desta doença estão:
O primeiro passo para diagnosticar o buraco de mácula é o acompanhamento oftalmológico. Recomenda-se ir uma vez ao ano no médico a partir dos 40. É importante que o diagnóstico seja feito logo no início para o tratamento ser mais fácil e com melhores resultados. Muitas vezes pode ser necessário tratamento cirúrgico da retina.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail