Alterações oculares podem causar torcicolo em crianças?

A resposta é sim! Você sabia que alterações como estrabismo, nistagmo, ptose palpebral e mesmo o astigmatismo podem causar torcicolo?
15 de agosto de 2019 | 5min 31sec

Chamamos de torcicolo quando existe uma posição anormal da cabeça, com algum grau de torção do pescoço. Mas, o que pode causar torcicolo em crianças?
A causa mais comum é o que chamamos de torcicolo congênito, que tem origem muscular. Nesses casos, logo ao nascimento, já percebemos algum grau de contratura ou retração da musculatura do pescoço. Isso faz com que o bebê adote uma posição inclinada da cabeça. Casos de torcicolo congênito na maioria das vezes podem ser resolvidos com sessões de fisioterapia da região cervical. Mas existe também o torcicolo de causa ocular.

Estrabismo

A criança pode ter algum tipo de desvio dos olhinhos e, em uma tentativa de fusão das imagens (conseguir enxergar com os dois olhos simultaneamente), acaba adotando uma posição inclinada da cabeça, evitando assim a visão dupla. O estrabismo pode ser muito discreto e passar despercebido pelos pais, por isso sempre que uma criança apresentar torcicolo, uma avaliação com oftalmopediatra é fundamental!
Em alguns casos em que o estrabismo demora para ser diagnosticado e tratado, a musculatura do pescoço pode realmente desenvolver contratura e causar problemas posturais na criança.

Nistagmo

Outra causa de torcicolo é o nistagmo, que é um tipo de tremor involuntário dos olhos, e que prejudica muito a qualidade da visão. Alguns pacientes apresentam melhora do tremor quando olham para alguma posição que não em frente, e acabam adotando uma posição viciosa da cabeça (para os lados, para cima ou para baixo) para obter uma visão mais nítida e mais confortável.

Ptose palpebral

É quando a pálpebra superior encontra-se caída. A ptose pode ocorrer em diferentes graus e prejudicar o desenvolvimento visual da criança. Muitos pequenos com ptose palpebral adotam uma posição de elevação do mento para conseguir enxergar melhor. O tratamento da ptose, via de regra, é cirúrgico!

Como tratar?

Na maioria dos casos, o torcicolo de causa ocular pode ser resolvido com cirurgia. Nos casos de ptose, cirurgia da pálpebra; já nos casos de estrabismo, cirurgia para restabelecer o alinhamento dos olhos Mesmo nos casos de torcicolo provocado por nistagmo, existe um procedimento que pode ser realizada nos músculos extraoculares para aliviar a posição compensatória da cabeça. O mais importante é consultar um profissional capacitado que oriente o melhor tratamento!

Para saber como agendar sua consulta em Curitiba, clique aqui!

Dra. Dayane Issaho

Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.

CRM-PR 27.045 / RQE 2874

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest