A cirurgia nas pálpebras ou blefaroplastia, é um procedimento cirúrgico para melhorar a aparência das pálpebras, que pode ser realizado nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas.
Uma das primeiras áreas da face a exibir os sinais da idade é a área ao redor dos olhos. A medida que você envelhece, a pele de suas pálpebras se afrouxam e os músculos que as sustentam enfraquecem.
Como resultado, o excesso de gordura pode se acumular acima e abaixo das pálpebras, provocando um aspecto cansado e envelhecido. Além disso, o excesso de pele e bolsas ao redor dos olhos também pode comprometer o campo visual.
Essas alterações podem ser corrigidas através da cirurgia dos olhos indicada para esse caso, a blefaroplastia.
O procedimento é indicado para homens e mulheres a partir dos 30 anos que apresentem excesso de pele, bolsas sob os olhos, ou que queiram melhorar o aspecto de “olhar cansado”.
Mesmo que o procedimento seja realizado com anestesia local e sedação, tendo uma duração de até duas horas, existe toda uma preparação pré-operatória, indispensável e detalhada.
Histórico médico: seu oftalmologista fará perguntas sobre cirurgias anteriores e condições anteriores ou atuais, como olhos secos, glaucoma, alergias, problemas circulatórios, problemas de tireóide e diabetes. Seu médico também perguntará sobre o uso de medicamentos, vitaminas, suplementos de ervas, álcool, tabaco e drogas.
Exame físico: o médico irá realizar um exame físico que testa a produção de lágrimas, além de aparelhos que medem partes específicas das suas pálpebras.
Exame de visão: seu oftalmologista examinará seus olhos e testará sua visão, incluindo sua visão periférica. Seus olhos também serão fotografados de diferentes ângulos, de modo a auxiliar no planejamento da cirurgia e na avaliação de seus efeitos imediatos e de longo prazo.
A blefaroplastia geralmente é feita em ambiente hospitalar. São utilizadas: anestesia geral ou anestesia local com sedação.
Em casos onde o procedimento é feito em ambas as pálpebras, o cirurgião geralmente trabalha primeiro nas pálpebras superiores. Ele primeiro irá marcar a quantidade de pele a ser removida ao longo do sulco natural da pálpebra, de maneira a deixar a cicatriz o menos visível possível.
A incisão é realizada e o excesso de pele e gordura são removidos, e finas suturas são realizadas para fechar a incisão.
Na pálpebra inferior, o cirurgião faz um corte ao longo da linha dos cílios. Ele remove ou redistribui o excesso de gordura, músculo e flacidez da pele e fecha o corte.
Você será orientado, durante o pós-operatório, a repousar, realizar compressas frias, não fumar, higienizar o local com água e sabonete, cuidar com a exposição solar e utilizar óculos escuros por pelo menos 30 dias.
São prescritos antibióticos locais e analgésicos, embora seja uma cirurgia pouco dolorosa. O período de repouso é de aproximadamente uma semana.
O inchaço das pálpebras é comum e varia na quantidade de paciente para paciente, sendo mais acentuado nos três primeiros dias e passando para uma aparência mais natural entre o quinto e o oitavo dia. Seguir as instruções pós-operatórias é essencial para o sucesso da sua cirurgia.
Muitos pacientes expressam satisfação com os resultados da blefaroplastia, adquirindo um aspecto mais descansado e com aparência mais saudável. O resultado já pode ser visto dentro de algumas semanas e é definitivo dentro de seis meses a um ano, aproximadamente.
O procedimento deixa cicatrizes quase imperceptíveis, porque o corte para cirurgia é feito na dobra da pálpebra superior ou embaixo dos cílios inferiores.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail