A lente intraocular é uma lente artificial implantada pelo oftalmologista para substituir o cristalino do olho que precisa ser removido, quando se torna turvo e opaco. Elas foram criadas em 1949 pelo médico inglês Harold Ridley, e a principal função das lentes intraoculares é a de focalizar a luz na retina dos olhos, como um olho saudável naturalmente faz.
Elas funcionam atuando na substituição do cristalino, que é a lente natural dos olhos, que sofre opacificação ao longo dos anos, a conhecida catarata.
Até o momento não existe tratamento clínico que reverta o processo de desenvolvimento da catarata.
No momento em que o paciente com catarata tenha sintomas que justifiquem a correção, está indicada a cirurgia. Por falar em cirurgia, conheça o nosso diferencial na cirurgia de catarata.
Assim o nosso cristalino é substituído por uma lente sintética com tecnologias distintas e variadas.
Cada paciente tem características oculares específicas, e para cada caso há uma lente apropriada.
Todos esses problemas podem ser corrigidos com a lente implantada na cirurgia.
Óculos multifocais são, muitas vezes, difíceis de se acostumar. Eles apresentam o inconveniente da variação do grau ao longo da superfície da lente dos óculos. A cirurgia de catarata com correção da presbiopia é muito mais agradável que usar óculos multifocais porque a tecnologia empregada nessas lentes fornece maior qualidade visual. Anéis alternados na estrutura das lentes permitem esse conforto. Entenda na imagem abaixo
Cada anel visível na lente fornece imagem específica para diferentes distâncias, assim ocorre a independência dos óculos para longe e perto. Assim, após o implante das lentes intraoculares o paciente volta a realizar as suas atividades cotidianas como dirigir, ler e até mesmo praticar esportes sem forçar a sua vista.
E não se esqueça ao surgimento dos primeiros sinais de opacidade do cristalino, consulte o seu oftalmologista.
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail