Se prevenir de doenças ou acidentes ainda é o melhor tratamento disponível — e também o mais econômico. E se o seu trabalho envolve riscos a sua saúde, como por exemplo, acidentes ou lesões, segurança é fundamental.
É por isso que para que se exerça algumas atividades, existe um conjunto de normas e leis que tem como objetivo proteger a saúde do trabalhador e a empresa. Entre essas normas está o uso de equipamentos de proteção individual, popularmente conhecidos como EPIs.
Esses equipamentos têm como principal função, proteger o trabalhador de ações e reações dos produtos que ele manuseia durante o seu trabalho.
Segundo estimativas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), no Brasil são registrados todos os anos mais de 150 mil casos de acidentes oculares relacionados ao trabalho.
Por este motivo, hoje iremos falar sobre os óculos de segurança, também chamados de óculos de proteção.
Feitos a partir de materiais mais resistentes a impactos e maiores que os óculos convencionais, os óculos de proteção servem para prevenir e proteger os olhos do trabalhador de possíveis acidentes e lesões.
Os óculos de segurança são diferentes para cada trabalhador, e determinados de acordo com a proteção que oferecem ao risco do funcionário.
Poeira;
Radiação;
Solda;
Vidro;
Aço;
Vapores;
Materiais sólidos perfurantes;
Materiais químicos;
Traumas;
Queimaduras.
O uso do óculos de proteção é importante para a saúde do trabalhador, pois a exposição e o contato dos olhos a estes agentes citados acima, podem provocar feridas, lesões, perda parcial da visão e doenças oculares, principalmente a longo prazo.
Para os trabalhadores que já utilizam óculos de grau, hoje há no mercado óculos de segurança especiais que aceitam lentes graduadas.
É importante que o funcionário o utilize-o da forma correta, que o óculos esteja adaptado ao seu rosto, e que o modelo fornecido pela empresa seja o correto para a função que o trabalhador irá desempenhar.
Vale destacar que os óculos de proteção não precisam ser usados necessariamente no ambiente de trabalho. Se você possui algum hobby que possa trazer risco ao seus olhos, ou na sua casa ou tem o hábito de realizar pequenas reformas sempre tenha um óculos de segurança à mão. E lembre-se: prevenir ainda é o método mais barato e econômico de tratamento.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail