Se olhar no espelho e perceber aquelas grandes manchas escuras abaixo dos nossos olhos não é nada agradável. As temidas olheiras são causadas por vários fatores. Você sabe que fatores são esses?
Sedentarismo, noites mal dormidas, estresse e má alimentação são alguns deles. Além disso, fatores hereditários e hormonais também podem influenciar no surgimento das olheiras. Mas porque isto acontece?
Simples, o excesso de melanina, a proteína responsável pela pigmentação dos nossos olhos, cabelos e da pele.
Ela é a responsável por inflamar a área ao redor dos olhos, e aumentar a hiperpigmentação. Como na região próxima aos nossos olhos a pele é mais fina, logo a hiperpigmentação fica em destaque e surgem as olheiras. Sem restrições, as olheiras são um probleminha que pode acometer tanto os homens como as mulheres.
Mas fique calmo! Assim como as olheiras aparecem de forma rápida e fácil, prevenir e tratar o problema também é tranquilo e não demora muito. Na maioria dos casos, compressas mornas e cosméticos específicos para a região dos olhos conseguem solucionar o problema.
Já em casos de maior recorrência das olheiras, é necessário que se busque um dermatologista. Afinal, apesar de as olheiras estarem próximas ao nosso sistema ocular, elas são consideradas um problema de pele e devem serem tratadas por um dermatologista e não o oftalmologista.
Entre os tratamentos de maior complexidade que o dermatologista pode utilizar para acabar com o problema de olheiras está o peeling de fenol, uso de ácidos e o tratamento a laser, que é considerado o menos agressivo.
Simples, basta seguir recomendações que evitem os fatores que citamos acima, Portanto, alimente-se bem, tenha boas noites de sono, faça alguma atividade para aliviar o estresse e cuide da higiene da região dos seus olhos.
É importante ressaltar que além de prevenir as olheiras, hábitos saudáveis irão lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida e cuidar dos seus olhos.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail