Uma doença silenciosa e que na sua fase inicial praticamente não apresenta sintoma algum, esse é o Glaucoma. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) todos os anos são registrados aproximadamente 2,4 milhões de novos casos da doença no mundo todo.
Glaucoma é uma doença ocular causada, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intraocular. Esse aumento provoca lesões no nervo ótico e afeta a visão. Quando não tratado o Glaucoma pode levar à cegueira.
De progressão lenta, infelizmente a maioria dos casos da doença é diagnosticada tardiamente. Para evitar maiores danos, se recomenda que pessoas com idade acima dos 40 anos consulte o seu oftalmologista anualmente. Durante a consulta são realizados exames como:
Com a ajuda desses exames o oftalmologista consegue detectar se o paciente tem ou não tem a doença.
Basicamente são três os tipos de Glaucoma: congênito, crônico e secundário.
O Glaucoma Congênito afeta os bebês recém-nascidos. Eles em geral apresentam os globos oculares maiores e as córnea opaca. É a forma menos comum da doença e deve ser tratada precocemente para garantir um bom desenvolvimento visual da criança.
Já o Glaucoma Crônico é o decorrente da lesão crônica no nervo ótico devido ao aumento da pressão ocular. É a forma mais comum da doença e em geral aparece em pessoas mais velhas
Por último o Glaucoma Secundário é quando a doença é decorrente de outras doenças que a pessoa possa ter, como por exemplo, catarata, diabetes, uveítes entre outras.
Apesar de não haver cura para o Glaucoma há tratamento para a doença.
No geral, usa-se colírios e para alguns casos medicamentos via oral. Em casos específicos, na doença mais avançada ou quando a pressão não pode ser controlada apenas com colírios, é necessário cirurgia.
Quando diagnosticado nas fases iniciais, e com o tratamento correto, o paciente mantém a capacidade visual e consegue controlar a progressão do Glaucoma.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail