A toxoplasmose ocular é uma das infecções mais comuns que pode acometer o sistema ocular. Estima-se que em 90% dos casos a pessoa possa ter a doença, porém ela não sabe, pois os sintomas não se manifestam.
Causada pelo parasita toxoplasma gondi, um protozoário que se reproduz no sistema digestivo dos felinos, a toxoplasmose ocular afeta geralmente a parte posterior do olho, causando lesões e inflamação internas que, quando não tratadas, podem levar a cegueira.
As formas mais frequentes de transmissão da toxoplasmose para os seres humanos é pelo consumo de carne mal passada e a ingestão de frutas e verduras mal lavadas, bem como pelo consumo de água contaminada.
Em mulheres grávidas, a toxoplasmose também pode afetar o desenvolvimento do bebê e causar danos irreversíveis.
Os sintomas mais comuns da toxoplasmose são: a diminuição da visão, dores nos olhos, dores de cabeça, vermelhidão e sensibilidade à luz.
Por ser causada por um parasita, é necessário que se tome alguns cuidados para se prevenir a doença. São medidas simples, como por exemplo, lavar bem frutas e verduras antes de consumir, evitar a ingestão de carnes cruas ou que foram mal cozidas, lavar bem as mãos e evitar o contato com fezes de animais.
Para se diagnosticar toxoplasmose ocular, é necessário que você procure um oftalmologista. No consultório, ele realizará o exame do fundo do olho. Esta prática permite uma análise ampla da retina para verificar possíveis lesões. Caso ainda reste alguma dúvida, o médico oftalmologista poderá solicitar alguns exames de sangue específicos para poder confirmar o diagnóstico.
A infecção ocular por toxoplasmose pode levar a danos irreversíveis da visão. Na fase aguda, cursa com inflamação, que em geral deixa uma cicatriz na retina. Dependendo da localização dessa cicatriz no fundo do olho, a pessoa pode ter uma baixa visual importante.
Por último, é importante destacar que, ao contrário de outras doenças, a toxoplasmose pode voltar, mesmo após o tratamento ter sido realizado da forma correta. Em geral, isso ocorre devido à baixa imunidade.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail