Em geral, não é necessário realizar nenhum tipo de preparação antes de uma consulta oftalmológica de rotina. Claro que existem algumas exceções. E para quem usa lentes de contato, a consulta começa no dia anterior.
O ideal é que o paciente fique sem as lentes de contato por 24 horas, no mínimo.
Por quê?
As lentes de contato ficam por cima da córnea e, por essa razão, podem alterar o formato dela. No caso das lentes rígidas, isso é ainda mais “forte”. Mas é preciso ter esse cuidado também se você usa aquelas do tipo gelatinosas.
E essa alteração no formato pode causar diferença no exame de grau que nós fazemos em toda consulta oftalmológica.
Por isso é tão importante. Ao retirar as lentes antes da consulta, a córnea vai relaxar e “voltar” ao formato natural. É assim que a gente garante que o resultado do exame de refração será preciso.
Existem ainda alguns exames que o seu oftalmologista pode te pedir que vão exigir um intervalo de até 7 dias sem lentes de contato. Um exemplo é o de topografia da córnea. Mas a necessidade desse tipo de exame será avaliada durante a consulta.
Se você usa lentes, agora sabe: retire um dia antes de visitar o oftalmologista.
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail