O tampão ocular é um tratamento que sempre chega com um pouquinho de polêmica, especialmente por algumas dificuldades de adaptação dos pequenos com o seu uso regular.
Porém, diferentemente das outras postagens em que dei dicas e orientações para essa questão, hoje, quero explicar exatamente como ele funciona.
Vamos começar pelo mais simples: o tampão tem a função principal de estimular a visão de um dos olhos. Mas por que tampar um dos olhos?
Em muitos casos, o estrabismo (desvio ocular) pode causar um outro problema: a ambliQuando um dos olhos está desviando, o cérebro entende que a visão desse olho está, de alguma forma, atrapalhando e começa a suprimir, a borrar a visão do olho que desvia.opia ou visão preguiçosa. Sendo assim, na criança em fase de desenvolvimento cerebral da visão (até os 7-8 anos de idade), é importante atuar nessa causa primeiro.
Assim, a visão fica preguiçosa.
O tampão é colocado no olhinho saudável e vai estimular o “uso” do olho com ambliopia, ajudando a fortalecer a visão.
Nesses casos, o tampão ocular não tem a função de tratar o estrabismo em si, de forçar a musculatura ocular, mas sim de corrigir a visão preguiçosa causada pelo desalinhamento dos olhos. Fez sentido pra você?
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail