A miopia é um dos erros refrativos mais frequentes na população e, a cada ano que passa, mais e mais pessoas têm apresentado dificuldade visual para longe. E o excesso de uso de aparelhos eletrônicos nos últimos anos tem grande contribuição nisso!
Uma pessoa que tem miopia apresenta dificuldade em focar objetos que se encontram distantes de seus olhos. Sua visão percebe com clareza os objetos que estão próximos, mas os objetos que estão distantes ficam embaçados ou parecem estar fora de foco. Geralmente a dificuldade surge na infância ou adolescência e a tendência é que o grau aumente até próximo aos 21 anos, quando costuma estabilizar.
Os principais sintomas da miopia são:
A miopia tem causa genética, mas sabemos atualmente que há vários fatores ambientais e comportamentais que podem levar ao desenvolvimento dessa alteração.
Crianças que passam muitas horas em eletrônicos apresentam um risco aumentado de desenvolver problemas como a miopia e a síndrome do olho seco, uma doença que até então só acometia adultos. Além disso, estudos têm demonstrado que atividades indoor, em ambientes fechados e com foco para perto podem estimular o desenvolvimento e a progressão da miopia em pessoas geneticamente predispostas.
Sabemos também que a exposição à luz solar e atividades realizadas ao ar livre ativam determinados neurotransmissores, evitando que o olho cresça mais alongado (uma das causas da miopia).
O fato é que a miopia não para de crescer! Estima-se que em 2050, metade da população mundial será míope.
Todo caso de miopia pode e deve ser tratado! Dentre os tratamentos disponíveis estão o uso de óculos, lentes de contato ou mesmo cirurgia refrativa a laser. Mas, mesmo tratando a miopia, o alongamento do globo ocular permanece. Esta alteração estrutural aumenta a chance de outros problemas, como por exemplo, o descolamento de retina. Por isso, mesmo corrigindo a miopia, é fundamental um check up anual com um oftalmologista para o exame de mapeamento de retina (fundo de olho).
Quando é indicada a cirurgia a laser para corrigir a miopia?
Quem não gostaria de acordar e, sem precisar de óculos, conseguir ver o mundo com todas as suas cores e nitidez?
A cirurgia refrativa é um procedimento capaz de corrigir os erros refrativos dos olhos, através da aplicação personalizada de laser na córnea. O objetivo da cirurgia é reduzir ou mesmo eliminar a dependência dos óculos ou lentes de contato.
Esse procedimento atualmente é considerado bastante seguro, com baixos riscos. É realizado com anestesia local (colírios), o paciente não sente dor durante o procedimento e o mesmo dura cerca de 20 a 30 minutos quando realizado nos dois olhos.
Na cirurgia a laser, o equipamento realiza um tipo de polimento, remodelando a córnea para a eliminar o grau dos óculos. Durante a cirurgia refrativa a monitoração do olho é realizada por um sistema rastreador computadorizado fazendo com que o laser seja aplicado no local correto, mesmo quando acontecerem pequenos movimentos oculares.
Atualmente é possível realizar a cirurgia refrativa com uma tecnologia chamada de wavefront, que torna o procedimento personalizado para cada paciente, melhorando ainda mais a qualidade visual no pós-operatório.
O PRK é a técnica mais segura para pacientes que tenham córneas mais finas ou irregulares. Nessa técnica, a recuperação é um pouco mais lenta e o retorno às atividades demora cerca de uma semana.
No Lasik, é feita a confecção de um flap que funciona como um curativo natural. A recuperação é rápida, mas é contraindicada para esportistas de luta, esportes com bola ou alergia ocular de difícil controle.
A escolha da técnica a ser empregada deve ser decidida com o seu oftalmologista e leva em conta sua profissão, hobbies, esportes que pratica, possíveis problemas de saúde associados, bem como o grau a ser tratado, a análise dos índices e resultados dos exames oftalmológicos.
Posso operar os dois olhos no mesmo dia?
Sim! É bastante seguro fazer a cirurgia a laser nos dois olhos. Claro que neste caso, após o procedimento, o cuidado deve ser redobrado.
Para cada técnica, PRK ou LASIK, o tempo de recuperação da visão é diferente. É comum sensação de areia nos olhos e sensibilidade à luz nos primeiros dias, mas a maioria dos pacientes consegue voltar às atividades após cerca de 7 dias do procedimento. Uma flutuação da visão também é bastante comum nos primeiros dias.
O indicado é que os esportes mais intensos ou aquáticos sejam evitados por pelo menos duas semanas após a cirurgia refrativa. Atividades mais leves, sem contato físico e sem exposição ao cloro podem ser retomadas após uma semana.
Cirurgia de miopia em Curitiba Se você tem miopia, astigmatismo ou hipermetropia e quer saber mais sobre como ser independente dos óculos e lentes de contato com a cirurgia refrativa a laser, nos envie um Whatsapp no (41)99984-4522.
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail