Primeiramente, é importante saber que pressão intraocular não é a mesma coisa que pressão arterial. A pressão elevada dentro do olho pode comprometer a vascularização do pólo posterior dos olhos, causando uma doença do nervo óptico conhecida como. glaucoma.
A medida da pressão intraocular é uma etapa muito importante do exame oftalmológico. E é possível realizá-la mesmo em bebês e sem necessidade de sedação para o exame!
A medida da pressão ocular muitas vezes é uma etapa não realizada em um exame infantil, devido à dificuldade de colaboração dos pequenos. Os métodos de maior acurácia são os de contato, mas possuem o inconveniente da necessidade de uso de colírio anestésico e corantes para sua aferição. O aparelho utilizado para a aferição chama-se tonômetro, e é suavemente encostado na córnea para que se possa chegar ao valor da pressão intraocular. Em crianças e pacientes com alterações neurológicas, esta etapa do exame pode causar medo e desconforto.
O iCare é um equipamento lançado há pouco anos que permite a medida da pressão ocular de forma rápida, indolor e sem necessitar de colírios. É ideal para crianças, pacientes com atraso neurológico ou qualquer pessoa que simplesmente tenha pavor daquele soprinho nos olhos quando vai ao oftalmologista.
Converse com um oftalmopediatra para saber mais!
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail