9 cuidados essenciais para quem usa lentes de contato

7 de junho de 2016
Lentes_de_contato

As lentes de contato têm se tornado cada vez mais populares para o tratamento de alterações do sistema ocular. Elas são muito utilizadas pelos pacientes que não se adaptam aos óculos, ou que, por questões estéticas preferem não usá-los. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que elas demandam cuidados específicos. Dentre as doenças causadas pelo mau uso das lentes de contato estão a Conjuntivite, Ceratite infecciosa, úlcera de córnea e mesmo Cegueira.

Em 2015, o site da revista exame publicou um texto sobre uma jovem inglesa que quase perdeu a visão devido a uma infecção por ameba. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 9 cuidados necessários para a utilização de lentes de contato.

  1. Nunca lave as suas lentes em água corrente. Mesmo tratada, a água pode possuir protozoários e bactérias que podem causar alguma infecção em seu olho. Por isso, também não tome banho usando lente. Outro perigo do banho é a espuma de sabonetes e xampus, que podem irritar e machucar seus olhos.
  2. Para limpar as suas lentes, use a solução de limpeza específica indicada pelo seu oftalmologista. As lentes gelatinosas e rígidas são diferentes, portanto, cada uma possui fórmulas diferentes para a sua limpeza.
  3. Mantenha o estojo das lentes limpo. Use água, sabão e uma escovinha para a limpeza e fique atento à secagem. Umidade atrai fungos e bactérias.
  4. Quando iniciar o processo de retirada e colocação das suas lentes, sempre comece pelo mesmo olho. Se você ficar alternando poderá facilmente se confundir e inverter as lentes, usando-as de forma incorreta.
  5. Mantenha suas mãos higienizadas. Para quem usa lentes, as unhas sempre devem estar limpas e bem aparadas. Antes de colocar ou retirar as lentes, lave as suas mãos, de preferência com sabonete líquido. Mãos limpas dificilmente irão contaminar suas lentes.
  6. Siga as instruções de manuseio e limpeza da sua lente fornecidas pelo fabricante.
  7. Caso as lentes recomendadas pelo seu oftalmologista sejam descartáveis, não ultrapasse o prazo de validade.
  8. Não durma com as lentes de contato, nem mesmo uma soneca de 15 minutos. Com os olhos fechados, a córnea fica menos oxigenada e diminui a lubrificação. Ao acordar você vai sentir uma vontade enorme de coçar os seus olhos.
  9. Em hipótese alguma compre lentes de contato em sites e lugares não confiáveis. Lentes de contato devem ser prescritas por um oftalmologista. Ele vai verificar se a lente está bem adaptada em seu olho e também se certificar de que a lente está tratando o seu problema. Portanto, retorne ao consultório sempre que for necessário.

Fique atento! Existem alguns sintomas que podem ser um sinal do uso incorreto das lentes, são eles: ardor, coceira, lacrimejamento, secreção, vista embaçada e vermelhidão. Ao surgimento de qualquer um desses sintomas procure um oftalmologista.

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest