O uso exagerado de eletrônicos pelas crianças já preocupa, mas neste período de férias escolares a necessidade é de atenção redobrada. Com o aumento do tempo livre é comum que os pequenos busquem ainda mais tablets e smartphones, ampliando os riscos que esses aparelhos podem oferecer para a visão.
De acordo com a oftalmologista com especialização em oftalmopediatria e estrabismo Dayane Issaho, a Sociedade de Pediatria e Oftalmologia Americana recomenda tempo máximo de utilização das telinhas dependendo da idade.
A médica explica quais problemas podem surgir por causa da utilização excessiva dos equipamentos.
A oftalmologista destaca que essa recomendação, de tempos máximos de uso, vale para quaisquer eletrônicos, incluídos aqui os computadores e a televisão, mas reforça que a preocupação com os celulares e tablets é maior por causa da proximidade no uso.
Dayane Issaho pontua quais devem ser os sinais a que os pais, professores e demais pessoas próximas à criança devem ter atenção para identificar um possível caso de miopia.
A oftalmologista reforça ainda a importância desse acompanhamento especializado desde cedo e destaca que exames feitos no próprio consultório podem diagnosticar dificuldades visuais já a partir de um ano de idade.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e confira a entrevista concedida pela Dra. Dayane Issaho, à Rádio CBN!
* Texto originalmente publicado e disponível em: https://cbncuritiba.com/uso-exagerado-de-smartphones-aumenta-risco-de-miopia-nas-criancas/
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail