Síndrome da visão de computador: Veja os sintomas e como evitar

13 de maio de 2016
sindrome-visao-computador

A maioria das pessoas compreende a importância do cuidado com o corpo e a mente para a manutenção de uma boa saúde.. Porém, raramente somos lembrados que também deveríamos ter o hábito de cuidar dos nossos olhos. Afinal, nossa visão tende a diminuir com o passar dos anos.

Hoje, graças às facilidades da vida moderna, durante grande parte do dia, nossos olhos estão direcionados à telas luminosas que forçam a nossa visão. Usamos computadores para trabalhar, smartphones para verificar um novo e-mail e navegar nas redes sociais e o tablet para momentos de lazer.

Esse uso contínuo força nossos olhos e, por isso, piscamos menos, aumentado o período de exposição da visão e ressecando nossos olhos. Piscar é benéfico e crucial, esse ato involuntário lubrifica e protege.

O uso exagerado de computadores e outros aparelhos com telas luminosas pode levar ao desenvolvimento da Síndrome da Visão do Computador. Uma espécie de cansaço visual, que sobrecarrega os seus olhos. Veja abaixo os sintomas que indicam a existência dessa síndrome.

  • Coceira nos olhos.
  • Irritação e vermelhidão.
  • Sensação de aspereza, similar à presença de areia nos olhos.
  • Vista cansada mesmo quando sua visão não está sendo forçada.
  • Dores de cabeça constantes.
  • Em alguns casos, mal-estar.

Para evitar esse cansaço não é necessário abandonar os eletrônicos e voltar a trabalhar com papel e caneta ou utilizar o celular somente para ligações. Você pode tomar pequenas medidas que irão cuidar da sua visão e evitar o uso forçado dos seus olhos, entre elas:

  • Ajustar a intensidade de brilho nos aparelhos. Nunca deixe o fundo da tela muito claro ou muito escuro. Busque um equilíbrio que agrade seus olhos
  • Evite permanecer por longos períodos em frente ao computador. Para cada uma hora em frente ao computador, levante-se por 5 a 6 minutos, estique o seu corpo e descanse os seus olhos.
  • Mantenha uma distância mínima de 60 cm do monitor em relação aos seus olhos.
  • Use o monitor em uma posição de 10 a 20 graus abaixo dos seus olhos.
  • Controle a iluminação do ambiente. Excesso de luz também é prejudicial, sendo assim, não utilize uma fonte de luz direta no computador e controle a luminosidade da sala com cortinas.

Caso você tenha adotado essas medidas e algum dos sintomas ainda te incomoda, procure um oftalmologista. Somente um especialista poderá diagnosticar corretamente o seu problema e fornecer o melhor tratamento.

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest