No dia 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi criada para conscientizar a sociedade sobre os malefícios do cigarro. É verdade que muitos de nós já sabemos quais são estes malefícios: doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e pulmonares, câncer de boca, laringe e esôfago. Um dado importante que poucos conhecem é que o cigarro também prejudica a visão!
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
Por isso, hoje vamos mostrar como o cigarro pode afetar seus olhos.
A cada cigarro consumido, um fumante lança para dentro do organismo centenas de substância tóxicas. Elas percorrem boa parte do corpo (não apenas o pulmão), entram na corrente sanguínea e atingem os olhos.
O cigarro também afeta o cristalino – a lente natural do olhos, estrutura elástica e gelatinosa, localizada atrás da pupila, que focaliza a luz e forma imagens na retina -, causando uma aparência amarela e facilitando o surgimento de bolsas escuras nas pálpebras.
O fumo é fator de risco para doenças oculares como:
Todas estas doenças oculares podem levar à perda da visão e, quando não diagnosticadas e tratadas corretamente, a cegueira pode ser irreversível.
Além de facilitar o surgimento de algumas doenças oculares, estudos comprovam que fumar pode:
Diminuir o tempo em que a lágrima permanece íntegra nos olhos, causando olho seco;
Diminuir a produção da lágrima, responsável e necessária para a lubrificação dos olhos;
Diminuir a sensibilidade da córnea e da conjuntiva;
Aumentar a pressão intraocular;
Facilitar o desenvolvimento de tecido adiposo na conjuntiva;
Piorar no quadro de pacientes portadores de síndrome de olho seco;
Levar à queda das pálpebras relacionada à perda da elasticidade da pele, diminuindo o campo visual e afetando a estética do rosto.
É importante destacar que todos estes males causados pelo consumo do tabaco podem surgir mesmo que a pessoa tenha deixado de fumar há bastante tempo. Por isso, se você é fumante ou já foi durante um tempo da sua vida, agende uma consulta com seu oftalmologista para fazer uma avaliação sobre os possíveis males do cigarro à saúde ocular.
E lembre-se: quanto mais rápido você parar de fumar e procurar ajuda médica, mais fácil e melhores serão as opções de tratamento para possíveis problema oculares decorrentes do uso de cigarros.
Agora que você já conhece todos os problemas que o cigarro pode causar a sua visão, que tal abandonar o cigarro? Se não for fumante, certamente conhece algum, então compartilhe este texto com um amigo tabagista e ajude-o.
Para mais informações sobre a saúde dos olhos, leia outros textos do nosso site e acompanhe a gente no Facebook e no Instagram.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail