Uma consulta com um oftalmologista pode assustar um pouco tanto a criança quanto os familiares, já que é uma quebra da rotina. Por isso, eu trago aqui cinco dicas para facilitar a consulta oftalmológica do seu pequeno.
1 – Levar a criança descansada e bem alimentada. Sabemos que criança com fome e cansada vai se estressar. Então, as chances de ela ficar menos irritada e chorando são maiores se ela estiver com a barriguinha cheia e tiver tirado uma boa soneca.
2 – Converse e explique para o seu filho exatamente o que vai acontecer. Mesmo que seja um bebê, a criança sempre entende o que falamos. Essa conversa vai tranquilizá-lo e criar a previsibilidade da qual eles tanto gostam, isso traz mais conforto e segurança para os pequenos.
3 – Brinque de consulta alguns dias antes. Isso vai fazer também com que a criança entenda de uma forma lúdica aquilo que vai acontecer.
4 – Coloque desenhos e/ou faça um teatro sobre uma consulta oftalmológica.
5 – Escolha um profissional especialista em oftalmopediatria. Esse é um passo fundamental, pois nós temos uma abordagem mais leve e lúdica. Os oftalmopediatras saberão lidar melhor com a criança, fazendo com que ela se sinta mais confortável nessa primeira consulta.
Você gostou dessas dicas? Então, não deixe de compartilhar com uma mãe ou pai que ainda não levou o seu pequeno para um primeiro check-up oftalmológico.
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail