Toxoplasmose Ocular

11 de agosto de 2016
toxoplasmose_ocular

A toxoplasmose ocular é uma das infecções mais comuns que pode acometer o sistema ocular. Estima-se que em 90% dos casos a pessoa possa ter a doença, porém ela não sabe, pois os sintomas não se manifestam.

Causada pelo parasita toxoplasma gondi, um protozoário que se reproduz no sistema digestivo dos felinos, a toxoplasmose ocular afeta geralmente a parte posterior do olho, causando lesões e inflamação internas que, quando não tratadas, podem levar a cegueira.

As formas mais frequentes de transmissão da toxoplasmose para os seres humanos é pelo consumo de carne mal passada e a ingestão de frutas e verduras mal lavadas, bem como pelo consumo de água contaminada.

Em mulheres grávidas, a toxoplasmose também pode afetar o desenvolvimento do bebê e causar danos irreversíveis.

Os sintomas mais comuns da toxoplasmose são: a diminuição da visão, dores nos olhos, dores de cabeça, vermelhidão e sensibilidade à luz.

Por ser causada por um parasita, é necessário que se tome alguns cuidados para se prevenir a doença. São medidas simples, como por exemplo, lavar bem frutas e verduras antes de consumir, evitar a ingestão de carnes cruas ou que foram mal cozidas, lavar bem as mãos e evitar o contato com fezes de animais.

Para se diagnosticar toxoplasmose ocular, é necessário que você procure um oftalmologista. No consultório, ele realizará o exame do fundo do olho. Esta prática permite uma análise ampla da retina para verificar possíveis lesões. Caso ainda reste alguma dúvida, o médico oftalmologista poderá solicitar alguns exames de sangue específicos para poder confirmar o diagnóstico.

A infecção ocular por toxoplasmose pode levar a danos irreversíveis da visão. Na fase aguda, cursa com inflamação, que em geral deixa uma cicatriz na retina. Dependendo da localização dessa cicatriz no fundo do olho, a pessoa pode ter uma baixa visual importante.

Por último, é importante destacar que, ao contrário de outras doenças, a toxoplasmose pode voltar, mesmo após o tratamento ter sido realizado da forma correta. Em geral, isso ocorre devido à baixa imunidade.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Share on Facebook183Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato