Teste do Olhinho

16 de junho de 2016
teste-do-olhinho

Também conhecido como teste do reflexo vermelho, é um exame rápido, indolor e sem riscos, que deve ser realizado rotineiramente nos bebês na primeira semana de vida, de preferência pelo próprio pediatra, ainda na maternidade.

O teste visa detectar diversas patologias oculares, como catarata, glaucoma congênito, tumores, inflamações intraoculares, hemorragias e malformações. Não existe uma lei federal, mas o teste já é obrigatório por lei em diversos estados, incluindo o Paraná.

O exame é realizado com uma fonte luminosa (oftalmoscópio) capaz de detectar o reflexo da retina. Para que o exame seja normal, é necessário que as estruturas oculares estejam transparentes, permitindo a passagem da luz até atingir a retina e revelando o reflexo vermelho, como aquele observado quando tiramos fotos com flash. Olhos saudáveis irão refletir tons de vermelho, laranja ou amarelo.

O teste é realizado na maternidade, mas sempre deve ser repetido pelo pediatra nas consultas de puericultura.

Se o teste estiver duvidoso ou alterado, o pediatra encaminha a criança ao oftalmopediatra para um exame completo com as pupilas dilatadas.

No quadro abaixo é possível perceber algumas das alterações captadas pelo teste do reflexo vermelho.

teste-olhinho

Dra Dayane Issaho é oftalmologista pela Universidade Federal do Paraná. Fez especialização em Oftalmopediatria e Estrabismo na Universidade Federal de São Paulo e na University of Texas Southwestern em Dallas, EUA. Possui Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. É preceptora do setor de estrabismo da Residência médica do Hospital de Olhos do Paraná. Possui ampla experiência no atendimento oftalmológico infantil e no tratamento clínico e cirúrgico do estrabismo.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato