Quem nunca brincou de entortar os olhos quando criança e levou aquele puxão de orelha da avó, que para te assustar ainda dizia que você ficaria com olhos tortos pra sempre?
Mas tudo não passa de um MITO!
A musculatura extraocular tem força e é desenvolvida o suficiente para movimentarmos nossos olhos na direção em que quisermos. Causar um desvio voluntário dos olhos não vai fazer com que eles fiquem assim para sempre, nem se tomar friagem com eles tortos!
O estrabismo, que é o desalinhamento dos nossos olhos, ocorre de forma involuntária. É mais comum na forma congênita, quando a criança nasce com desvio, ou quando desenvolve nos primeiros anos de vida. Também pode acometer adultos, estando associado, nesses casos, principalmente à baixa visão, traumas ou doenças sistêmicas. No entanto nunca se desenvolve voluntariamente!
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail