Meu filho pisca demais, e agora?

25 de Janeiro de 2018
pisca

Um motivo muito frequente de consulta no oftalmopediatra é o piscar excessivo que algumas crianças podem manifestar. Confira no post de hoje as principais causas desse comportamento que preocupa tanto os pais!

Piscar é um reflexo natural que ajuda na proteção e na lubrificação de nossos olhos. Um adulto pisca em média 15 vezes por minuto, já os bebês podem piscar menos de 5 vezes por minuto e isso ser considerado normal.

Quando estamos diante de alguma ameaça, luz intensa, ambiente seco ou situações que causam ansiedade, esse reflexo aumenta como uma forma de proteger nossos olhos.

O piscar excessivo é um aumento da frequência do piscar. Mas o que pode levar a esse aumento?

  • Disfunção das glândulas das pálpebras causando secura ocular (meibomite, olho seco);
  • Erros refracionais (astigmatismo, hipermetropia ou miopia) que levam a um esforço visual aumentado;
  • Estrabismo: principalmente os estrabismos intermitentes (quando o desvio não se manifesta a todo momento), quando a criança pisca para evitar enxergar 2 imagens (diplopia)
  • Tique nervoso: muito mais comum do que se possa imaginar. A criança com ansiedade ou nervosismo pode manifestar essa condição com tiques nervosos, e uma forma de tique é piscar em excesso.

Para saber o real motivo das piscadelas, os pequenos devem passar por uma consulta com um oftalmopediatra. Uma avaliação completa, incluindo exame com dilatação das pupilas, é capaz de detectar se a causa do problema é alguma alteração visual!!

Dra Dayane Issaho é oftalmologista pela Universidade Federal do Paraná. Fez especialização em Oftalmopediatria e Estrabismo na Universidade Federal de São Paulo e na University of Texas Southwestern em Dallas, EUA. Possui Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. É preceptora do setor de estrabismo da Residência médica do Hospital de Olhos do Paraná. Possui ampla experiência no atendimento oftalmológico infantil e no tratamento clínico e cirúrgico do estrabismo.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato