Medida da pressão intraocular: sem sopros, sem colírios, sem desconforto

29 de março de 2018
medida da pressão intraocular

Você sabe para que serve a medida da pressão intraocular?

Primeiramente, é importante saber que pressão intraocular não é a mesma coisa que pressão arterial. A pressão ocular elevada acontece dentro do olho e pode comprometer a vascularização do pólo posterior dos olhos, causando uma doença do nervo óptico conhecida como glaucoma. O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo e pode ser controlado se diagnosticado e tratado precocemente.

A pressão intraocular varia conforme o horário do dia, portanto uma medida isolada pode não trazer muita validade. São necessárias algumas ações mais efetivas, sendo fundamental a correlação com a espessura (paquimetria) da córnea quando a pressão se encontra alterada.

Existem diferentes métodos para a aferição da pressão dos olhos. Métodos de sopro (jato de ar), têm sido utilizados por proporcionarem maior conforto ao paciente, porém não são tão fidedignos, muito menos confortáveis. Afinal, não é nada agradável quando vamos ao oftalmologista e ficamos esperando o aparelho soprar em nossos olhos.

Os métodos de maior acurácia são os de contato, mas possuem o inconveniente da necessidade de uso de colírio anestésico e corantes para sua aferição.

Nos últimos anos, a tecnologia vem trabalhando em nosso favor: agora já é possível a avaliação da pressão intraocular por meio de um exame indolor e que não necessita uso de colírios ou jato de ar: o exame iCare.

Como funciona o exame iCare

Não exige nenhuma preparação, dispensa o uso de colírio anestésico ou corante. Um fino probe de nylon toca por seis vezes consecutivas a córnea, fazendo automaticamente a média da pressão. Um delicado sistema de sensibilidade integrado a um micro software registra o valor obtido. O toque é tão delicado e o probe tão fino que o paciente não é capaz de sentir qualquer desconforto. Este novo método é de grande valor para a medida da pressão ocular em crianças, cadeirantes e muito mais confortável para todos os pacientes em geral.

icare

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato