Astigmatismo: causas e tratamento

20 de junho de 2016
astigmatismo

O astigmatismo é um problema de visão que distorce e borra as imagens, independente da distância do objeto. Isso acontece porque a córnea dos nossos olhos não tem um formato perfeitamente redondo. Ela lembra o formato de uma bola de futebol americano, em que o eixo vertical é mais curvo que o horizontal.

Quando essa diferença de curvaturas é maior que a normal, temos o astigmatismo sintomático, onde cada curvatura se comporta como uma lente de grau específico e, assim, formam-se duas imagens, uma em frente à outra, produzindo uma imagem final borrada.

Ao contrário de outras doenças do sistema visual que ocorrem em determinadas fases da vida, o astigmatismo pode atingir tanto crianças quanto adultos. Um fator que pode levar ao desenvolvimento de astigmatismo é a hereditariedade. Dessa forma, vários membros de uma mesma família podem ter o problema visual.

Na maioria dos casos, pessoas com astigmatismo também são hipermetropes ou míopes. Por isso, os sintomas são semelhantes ao da miopia e da hipermetropia, como dores de cabeça, fadiga ocular, visão dupla ou borrada e apertar os olhos para enxergar melhor.

Como os sintomas desses problemas oculares são praticamente iguais, procure um oftalmologista. Somente ele poderá diagnosticar o seu caso e oferecer o tratamento adequado.

Por falar em tratamento, para o astigmatismo recomenda-se o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia. Para casos de graus mais elevados, os óculos não corrigem muito bem o problema apresentado, então, em casos especiais a melhor opção é o uso de lentes de contato tóricas, rígidas ou a cirurgia.

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato