Síndrome de Duane

14 de junho de 2018
síndrome de duane

O que é a síndrome de Duane?

A síndrome de Duane é uma doença ocular pouco frequente que se manifesta quando há alteração em um dos nervos responsáveis pela ação dos músculos oculares. Como resultado, os músculos extraoculares não trabalham em sincronia, podendo ocasionar problemas de visão e movimentação irregular dos olhos.

O distúrbio é também conhecido como Síndrome de Retração de Duane ou Síndrome de Stilling-Turk e na maioria das vezes afeta apenas um dos olhos.

Tipos de Síndrome de Duane

A síndrome de Duane pode ser classificada em três tipos:

Tipo 1: tem capacidade limitada para mover o olho em direção lateral. Sua capacidade de mover o olho em direção ao nariz é normal ou quase normal.

Tipo 2: tem capacidade limitada para mover o olho em direção ao nariz.

Tipo 3: tem capacidade restrita de mover o olho horizontalmente em qualquer direção.

A forma mais comum é o tipo 1. Quando se tenta mover os olhos para dentro, suas pálpebras se fecham e o globo ocular afetado se retrai.

Sintomas

Na maioria dos casos, a síndrome de Duane é caracterizada apenas pelo movimento limitado do olho, conforme descrito acima. É incomum que as pessoas com síndrome de Duane sofram quaisquer outros sintomas, mas em casos raros, a condição pode ser associada a: malformações esqueléticas, problemas renais, perda de audição, distúrbios do sistema nervoso, uma variedade de outras alterações.

Sintomas geralmente incluem fechar um dos olhos para tentar enxergar melhor e o desalinhamento dos olhos. Algumas crianças com síndrome de Duane geralmente queixam-se de dificuldade com a visão no olho afetado, torcicolo e visão dupla.

Causas da Síndrome de Duane

A síndrome de Duane é causada por uma ausência ou malformação no sexto nervo craniano. Este é um nervo que controla um dos músculos que move o olho para fora, o músculo reto lateral. Acredita-se que o problema ocorra no início da gestação, da terceira à sexta semana, quando os nervos cranianos e os músculos oculares estão se desenvolvendo.

As mulheres têm maior risco de desenvolver a síndrome de Duane do que os homens e o olho esquerdo também é mais comumente afetado que o olho direito.

Apenas cerca de 10% dos casos da síndrome de Duane são familiares, assim, embora possa ser herdada, geralmente surge como uma nova condição dentro das famílias. Há provavelmente mais de um fator envolvido na causa da síndrome, como problemas genéticos ou a mãe sendo exposta a algum fator ambiental durante a gestação.

Tratamento

Para compensar a alteração na movimentação do olho, muitos pacientes tendem a girar a cabeça, o que também pode levar a problemas de postura ou a dores musculares. Em alguns casos específicos, em que há torcicolo importante ou desvio dos olhos no olhar para frente, a Síndrome de Duane pode ser tratada com cirurgia corretiva, porém a limitação de movimentação lateral continuará a existir. Isso acontece porque o nervo craniano que causa o problema não pode ser reparado ou substituído.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato