Tempo seco e exposição a aparelhos eletrônicos aumentam casos de síndrome do olho seco

31 de julho de 2018
aumentam casos de síndrome de olho seco

Os casos de síndrome do olho seco subiram em média 30% entre as mulheres e 15% entre os homens nas últimas semanas, em Curitiba. O problema causa vermelhidão, irritação, coceira, ardor, visão borrada e sensação de areia nos olhos.

No Brasil, a estimativa é que 18 milhões de brasileiros convivam com o problema, que também é causado pela exposição a aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e telas de computador. É o que explica o oftalmologista Peter Ferenczy.

Na prática, é como se faltasse lubrificação suficiente para os olhos. O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar contribuem para o aumento do número de casos registrados.

A doença é mais comum entre as mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde, elas representam quase o dobro de diagnósticos em relação aos homens. Segundo o médico, isso acontece especialmente por causa de alterações de hormônios.

Algumas doenças como diabetes, lúpus, artrite e Parkinson, além do uso de medicamentos também podem causar o ressecamento dos olhos. A falta de tratamento pode levar à evolução da doença e até a necessidade de uma cirurgia. Os cuidados, após o diagnóstico, são feitos com o uso de colírios e lubrificantes sem conservantes, que repõem as lágrimas. Mas eles devem ser indicados por um oftalmologista.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e confira a entrevista concedida pelo Dr. Peter Ferenczy à Rádio Band News FM!

* Texto originalmente publicado e disponível em: http://bandnewsfmcuritiba.com/tempo-seco-e-exposicao-a-aparelhos-eletronicos-aumentam-casos-de-sindrome-do-olho-seco/

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato