Os riscos da maquiagem na infância

18 de outubro de 2018
maquiagem na infância

Quem não tem a memória de infância ou mesmo recente de uma menininha com o rosto todo pintado com a maquiagem da mãe? Este tipo de situação é engraçada e natural, mas o uso de cosméticos na infância deve ser feito com muito cuidado e moderação.

O cuidado é não somente para evitar um processo precoce de adultização da criança, mas porque o uso de cosméticos nos menores pode trazer danos à pele e aos olhos.

O ideal é esperar até que a criança complete pelo menos 3 anos de idade, pois antes disso a pele é muito sensível e imatura, e a criança está mais propensa a infecções e quadros alérgicos.

A partir desta faixa etária, o ideal é optar por produtos mais suaves e voltados ao público infantil. Batons clarinhos e sombras são permitidos, mas sempre em tom de brincadeira!

No geral, o bom senso deve preponderar, ou seja, não estimular a vaidade excessiva, mas também deixar que a menina experimente a maquiagem se assim desejar. 

O que não podemos é vincular a beleza ao fato de estar arrumada. Se maquiar pode ser apenas uma brincadeira divertida, que mostra identificação com personagens que admira, um modo de se fantasiar, brincar de faz de conta e de explorar o mundo de forma mais lúdica.

Os sintomas de alergia ocular incluem: vermelhidão, lacrimejamento excessivo, inchaço das pálpebras e coceira nos olhos. Em caso de irritação ou processos alérgicos na pele ou nos olhos, a maquiagem deve ser suspensa e a criança levada ao dermatologista e ao oftalmopediatra.

Dra Dayane Issaho é oftalmologista pela Universidade Federal do Paraná. Fez especialização em Oftalmopediatria e Estrabismo na Universidade Federal de São Paulo e na University of Texas Southwestern em Dallas, EUA. Possui Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. É preceptora do setor de estrabismo da Residência médica do Hospital de Olhos do Paraná. Possui ampla experiência no atendimento oftalmológico infantil e no tratamento clínico e cirúrgico do estrabismo.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato