O que é ptose palpebral?

6 de março de 2017
ptose-palpebral

Popularmente conhecida como pálpebra caída, a ptose palpebral é a queda da pálpebra superior e pode estar presente desde o nascimento (ptose congênita) ou se manifestar mais tarde.

Quando ocorre em crianças, a ptose palpebral é um quadro bastante delicado. A criança está em fase de desenvolvimento visual e, especialmente em bebês e crianças menores, qualquer alteração que afete a chegada de estímulo pode prejudicar o desenvolvimento visual.

Uma criança com a visão ocluída pela pálpebra pode ter alteração no campo de visão, indução de grau de astigmatismo, ambliopia (visão preguiçosa), apresentar posição viciosa de cabeça (eleva o queixo para conseguir enxergar melhor), etc.

Se a ptose estiver afetando a visão em desenvolvimento, o tratamento é cirúrgico (cirurgia da pálpebra) e deve ser realizado o mais precocemente possível. Muitas crianças com ptose necessitam de uso de óculos e oclusão para estimular a visão do olho afetado.

Se a ptose tiver comprometimento somente estético e não estiver afetando a qualidade visual, prefere-se esperar o crescimento para a correção cirúrgica. Ocorre que quanto maior a criança, melhor o resultado estético da cirurgia corretora.

Muitas vezes um bebê que passa por uma cirurgia antes de 1 ano de idade tende a ter que repetir a cirurgia mais 2 ou 3 vezes durante seu crescimento, já que a correção não acompanha o crescimento e as modificações palpebrais que ocorrem com ele.

O fundamental é o acompanhamento de perto com um oftalmopediatra e um especialista em plástica ocular para garantir um desenvolvimento visual adequado e um resultado estético satisfatório.

cta-nosso-diferencial-cirurgia-estrabismo

Salvar

Dra. Dayane Issaho

Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.

CRM-PR 27.045 / RQE 2874

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest