Exame oftalmológico infantil: por que é importante?

11 de outubro de 2018
exames oftalmológicos crianças

Você sabia que 80% do aprendizado de uma criança acontece visualmente? Por isso, exames oftalmológicos anuais são importantes durante a infância, garantindo o desenvolvimento adequado e evitando problemas graves na visão da criança.

A visão durante a infância

A visão não se desenvolve de uma hora para outra na infância, esse processo acontece durante todo o crescimento. O cérebro de uma criança aprende a usar os olhos para ver, assim como aprende a usar as pernas para andar ou a boca para se comunicar. Quanto mais tempo um problema de visão permanecer não diagnosticado e não tratado, mais o cérebro infantil atrasa o desenvolvimento visual.

É por isso que um exame oftalmológico abrangente é tão importante para crianças. A detecção e o tratamento precoces oferecem a melhor oportunidade para corrigir problemas de visão, para que elas possam aprender a enxergar com clareza.

Crianças com condições de visão não corrigidas enfrentam muitas barreiras na vida, inclusive no âmbito escolar. Por isso, o cuidado oftalmológico de alta qualidade pode quebrar essas barreiras e evitar prejuízos ao desenvolvimento.

Quando fazer o primeiro exame?

Durante a infância, a visão de uma criança está mudando constantemente. Nos primeiros meses de suas vidas, os bebês só conseguem se concentrar em objetos que estão bem próximos, além de apenas enxergarem cores de alto contraste, como preto, branco e vermelho.

Aos seis meses de idade, no entanto, a visão fica mais nítida. É nesse momento que os bebês devem ter seus olhos examinados por um oftalmopediatra, para garantir que sua visão esteja se desenvolvendo normalmente.

Outros exames devem ser feitos rotineiramente durante a infância, porque a parte cortical visual (cerebral) tem seu principal desenvolvimento nos primeiros 7-8 anos de vida. Um exame na pré-escola é uma obrigação.

Depois disso, os exames oftalmológicos devem se tornar um ritual anual, assim como os check-ups anuais no consultório do pediatra. É a melhor maneira de o oftalmologista ficar ciente de qualquer mudança significativa na visão.

Exames oftalmológico em bebês

Como falamos anteriormente, os bebês devem ser capazes de ver, assim como os adultos, em termos de capacidade de foco, visão de cores e percepção de profundidade até os 6 meses de idade.
Para avaliar se os olhos do bebê estão se desenvolvendo normalmente, o oftalmopediatra normalmente fará os seguintes testes:
Exame de reflexo pupilar: avalia se a pupila do olho se abre e fecha corretamente na presença ou ausência de luz.
Exame de acuidade visual: verifica a capacidade do olho para distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar o contorno e a forma dos objetos. Os bebês devem ser capazes de se fixar em um objeto logo após o nascimento e seguir um objeto quando tiverem 3-4 meses de idade.

Exames oftalmológicos para crianças

Em uma consulta de rotina, os exames geralmente realizados são:
Exame da motilidade ocular: um dos mais importantes exames, é feito para detectar presença de estrabismo.

Avaliação externa dos olhos e das pupilas: nessa avaliação, o oftalmologista irá verificar o aspecto das pálpebras, vias lacrimais, conjuntivas e também as pupilas, checando posição, formato e reflexos.

Tonometria: detecta a pressão intra-ocular. Em crianças, isto pode ser feito de forma não invasiva com um aparelho chamado iCare.

Dilatação das pupilas: mesmo sem informar letras, o oftalmopediatra é capaz de detectar com um exame de dilatação das pupilas a necessidade de uso de óculos e fazer o exame e fundo de olho (mapeamento de retina)

 

Muitas doenças oculares que podem causar dificuldades na vida adulta podem ser facilmente detectadas e tratadas na infância, contanto que os pais estejam atentos à importância dos exames de rotina. Vamos cuidar da saúde ocular dos pequenos!

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato