Dicas para evitar a fadiga ocular ao assistir televisão e usar o computador

23 de julho de 2018
iluminação bias

Existe uma grande chance de você sentir fadiga nos olhos e dor de cabeça enquanto usa seu computador ou assiste televisão. Isso compromete o prazer de trabalhar e o divertimento para assistir filmes ou jogar.

Entenda neste texto como você pode criar uma experiência confortável e com contraste visual aumentado usando o sistema de iluminação Bias.

O que é o sistema Bias e quais são seus benefícios?

Antes de explicar o que é a iluminação Bias nós precisamos saber o mecanismo do olho humano e entender que esse sistema de iluminação não é apenas um truque, mas uma técnica muito útil e inteligente que aumenta o conforto visual e a qualidade da imagem.

A característica mais importante de se compreender é que nossos olhos regulam a intensidade luminosa em um sistema de equilíbrio. Em ambientes muito iluminados nossa pupila diminui de tamanho filtrando a quantidade de luz que chega até a nossa retina; por outro lado, em ambientes de penumbra ou escuridão nossas pupilas dilatam para que mais luz estimule os receptores sensíveis à luz que se encontram na parte posterior dos olhos (a retina). Esse mecanismo lembra o funcionamento de uma máquina fotográfica em que o diafragma regula a entrada de luz.

Quando você assiste televisão ou usa computador em um ambiente pouco iluminado, o cérebro, que foi adaptado há milênios de evolução, faz você entender que está em um ambiente sem a luz do dia e, portanto, esta regulagem é precária. Você a frente de um computador ou televisão tem uma quantidade enorme de energia luminosa atingindo seus olhos, que encontram-se dilatados.

Alguns problemas surgem a partir desta situação. Olhos lacrimejantes, desconforto, dor de cabeça tensional, sensibilidade por radiação luminosa são alguns dos problemas. Em casos mais sérios, enxaqueca pode ocorrer. Sua mãe sempre teve razão quando limitou seu tempo de exposição ao vídeo game!

Como a iluminação Bias alivia a fadiga?

Então, como você pode amenizar a exposição inevitável à tela de monitores e televisores que são extremamente iluminadas? O truque é aumentar a luminosidade da sala ou ambiente sem ter que mudar o cenário de iluminação, tendo que acender todas as luzes do ambiente. Afinal, luz ambiente de intensidade moderada e bem regulada traz um ambiente aconchegante e confortável.

Observe na maquete 3D de uma sala de tv comum que ilustra de que maneira a iluminação comum pode ser problemática para a qualidade de visão. Isto se aplica a ambientes de trabalho também!

maquete 3D sala

Em uma sala normal existe luz natural vindo de um lado, abajures posicionados de maneira assimétrica, lâmpadas de mesa, lustres no teto. Esse excesso de luzes criam um ambiente que diminui o contraste e clareza visual da tela observada. Por outro lado, com as luzes apagadas, cria-se um ambiente em que nossos olhos têm a percepção de ambiente escuro, isto aumenta o diâmetro de nossas pupilas e a nitidez também é prejudicada.

Ao contrário da luz comum que pode incidir diretamente nos seus olhos ou incidir refletindo na tela do monitor ou tv, a luz Bias é colocada atrás da tela que você observa. Isto aumenta o contorno dos níveis de luz do seu campo de visão sem que isso afete diretamente seus olhos ou a tela.

Benefícios adicionais da iluminação Bias

A iluminação indireta que esta fantástica iluminação propicia aumenta o contraste da imagem fazendo a qualidade de imagem parecer melhor.

Repare na ilusão de óptica abaixo. A barra cinza central tem um contraste de cinza uniforme RGB142, mas aparenta ser mais clara no lado esquerdo de fundo escuro e parece ser mais escura do lado direito, onde o fundo é mais claro. Essa ilusão – conhecida como ilusão de contraste simultâneo – mostra como nossos olhos percebem o cinza de intensidades diferentes quando vistos através de um fundo mais claro ou mais escuro.

contraste

Muitas pessoas ajustam os valores de brilho e contraste das telas em níveis elevados com objetivo de ter maior intensidade de cor e contraste que o necessário. Se o ambiente em que você assiste a tv já ajudar a aumentar o contraste e criar uma imagem melhor, você pode então diminuir o brilho. Isto vai poupar sua saúde ocular e aumentar a meia vida do mecanismo luminoso de sua HD tv ou monitor.

Perceba:

  • Redução da fadiga ocular;
  • Melhores imagens;
  • Maior vida útil de sua tela.

Como escolher e ajustar uma iluminação Bias

Saiba que instalar este sistema visual é barato e fácil! OK, existem sistemas prontos como o sistema Ambi Light da Philips mas realmente não há necessidade de investir em algo tão caro.

philips ambilight

Selecionando a luz

Lâmpadas têm uma temperatura que é classificada usando a escala de temperatura de cor Kelvin. Quanto menor o número, mais quente e vermelha a luz; quanto maior o número mais azulada e fria a luz.

Luzes de vela tem 1900 K. Elas tem uma luz morna e avermelhada.

Luzes padrão incandescentes tem aproximadamente 2800K e são ainda relativamente mornas. Luzes brancas tem temperaturas de cor variando de 5000 a 6500 K.

Qualquer luz utilizada como Bias já serve para aliviar sintomas de desconforto ocular. Mas se você quer mais, se você deseja não só conforto visual mas a melhor experiência em contraste de imagem aí a sugestão é escolher uma luz que esteja mais próximo do padrão usado nas indústrias de tela. Essa temperatura é 6500 K!

Os pontos luminosos de Led dentro de sua tv ou monitor são ajustadas para 6500K.

A coloração de filmes e vídeos digitais são corrigidas para ter um ponto de referência em 6500K. Os ambientes de edição e gerenciamento de imagens tem geralmente iluminação em 6500 K.

Independente do tipo de lâmpada que você use,  se bulbos, Leds ou lâmpadas incandescentes, escolha uma próxima de 6500 K de temperatura de cor para que seu objetivo seja maximizado em termos de qualidade de imagem na tela!

CRI - color rendering index

Esse índice de apresentação de cor é raramente mostrado nas caixas de luzes comercialmente vendidas por aí. Se você pesquisar bem pode encontrar esse valor. um CRI entre 90 e 100 ou maior é o que você precisa para ter um “estado da arte” de qualidade de contraste de cor.

Opções simples para instalação da luz Bias

Você pode instalar uma luz em um foco metálico com uma presilha atrás do seu móvel de tv conforme a imagem abaixo. Esta é uma opção interessante para ambientes com paredes grandes já que proporciona uma iluminação indireta da parede atrás do monitor e pode cobrir a área de uma tela de 65 polegadas ou até maior.

imagem1

Outras opções comercialmente disponíveis são focos de lâmpadas que utilizam luz de Led que são facilmente ajustáveis com fitas isolantes ou clipes ou até mesmo faixas de luz Led, que conectam a entrada USB da própria televisão, conforme as imagens abaixo

led televisão

ledtv

Se você é fã de cinema, assiste muitos filmes no final de semana ou passa horas em frente a uma tela de computador, não há razões para deixar de instalar seu sistema de iluminação Bias. Conforto visual, qualidade de imagem com um pouco de tempo e mínimo esforço é o que você precisa. Boa sorte!

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato