Cuidado com olhos durante a primavera

22 de outubro de 2018
olhos primavera

Para muitas pessoas, a chegada da primavera é motivo de alegria. O clima quente e as plantas florescendo são uma mudança agradável, deixando o inverno para trás. Apesar disso, para os milhões que sofrem de alergias sazonais, a primavera pode ser uma estação bastante incômoda. No post de hoje, conheça os fatores que favorecem o aparecimento de alergias, como prevenir e quais as formas de tratamento.

Entendendo alergias oculares: como alergias se desenvolvem?

Alergias são como uma resposta “exacerbada” do sistema imunológico a uma substância (conhecida como alérgeno) que normalmente não deveria causar nenhum tipo de efeito nocivo ou irritante no corpo. Por algum motivo, suas células imunológicas reconhecem os alérgenos como nocivos e criam anticorpos contra eles, iniciando mecanismos de proteção sempre que esses alérgenos entram em contato.

Ou seja, os portadores de alergia têm sistemas imunológicos excessivamente ativos. Na primavera, quando o pólen das plantas entra em contato com o corpo, os mecanismos de defesa nos olhos, nariz e garganta confundem-no com uma ameaça e começam a trabalhar para expulsar o “invasor”. O nariz escorrendo e olhos lacrimejantes são a maneira de o corpo proteger o sistema.
Alergias podem estar presentes desde cedo ou podem se desenvolver mais tarde na vida. Não está exatamente claro por que isso pode acontecer, mas acredita-se que o meio ambiente e a genética desempenham um grande papel nessas condições.

Sintomas e causas comuns de alergia ocular

Quando alergias afetam os olhos, sintomas desconfortáveis ​​podem se desenvolver, incluindo: vermelhidão, coceira e ardor, olhos lacrimejantes.

É importante perceber que algumas outras condições podem se apresentar de forma semelhante à alergia ocular, por isso é indicado consultar um oftalmologista para checar o motivo dos sintomas.

Quanto ao que pode estar causando esses sintomas de alergia ocular, os seguintes fatores podem desencadear essa condição: pólen, fumaça, cosméticos, solução de lente de contato, pelo de animais, poeira.

Como prevenir?

Independentemente da sua alergia, existem algumas atitudes que podem ajudar a reduzir a probabilidade e a gravidade dessas condições. Veja quais atitudes são estas:

Use óculos de sol

Como a primavera proporciona muitas atividades ao ar livre, mantenha os olhos protegidos dos danos causados ​​pelo sol e pelos raios UV. Use óculos de sol com 100% de proteção e complemente isso usando um chapéu. Isso ajudará a proteger os olhos e o rosto da luz solar direta.

Mantenha mãos e rosto limpos

Quando você passa a maior parte do seu dia fora de casa, é fácil sujar as mãos. Poeira e partículas de pólen são as principais causas de contaminação, o que torna extremamente fácil desencadear suas alergias, inclusive a partir de algo tão simples quanto esfregar levemente os olhos. É por isso que é essencial manter seu rosto e suas mãos sempre limpos. Esfregar os olhos também é proibido, já que as partículas finas que preenchem o ar podem causar microabrasões na córnea, contribuindo para problemas de visão.

Evite o uso prolongado de lentes de contato

Evite usar por muito tempo  lentes de contato e use óculos em vez disso, principalmente quando você planeja ficar fora por um longo período de tempo. Isso é indicado porque o pólen pode se acumular nas lentes e irritar ainda mais os olhos. Além disso, óculos oferecem proteção aos olhos contra partículas de pólen e poeira.

Trate suas alergias!

Para a maioria das pessoas, os anti-histamínicos convencionais são ideais para manter as alergias sazonais sob controle. No entanto, estes medicamentos não funcionam para todos os alérgicos ou para tratar todas as alergias. O tratamento de alergias oculares irá depender dos sintomas, por isso é importante a visita ao oftalmologista, garantindo a eficácia de tratamentos que irão aliviar com segurança essas alergias.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato