Como manter a visão saudável?

25 de outubro de 2018

Os olhos são um dos canais mais importantes que usamos para coletar informações, dar sentido ao mundo ao nosso redor e expressar como nos sentimos, seja conscientemente ou inconscientemente.

Você consegue imaginar passar um dia sem abrir os olhos? Mesmo com o auxílio de nossos ouvidos e nosso tato, o mundo simplesmente não é o mesmo sem a visão.

Apesar da importância, nossos olhos freqüentemente recebem pouca atenção, facilitando o desenvolvimento de doenças oculares que podem afetar a qualidade de vida.

Hoje veja como cultivar alguns bons hábitos e quais práticas de cuidados com a visão podem melhorar sua saúde ocular!

Mantenha sua alimentação saudável

Existem importantes vitaminas, minerais e antioxidantes encontrados nos alimentos que reforçam a visão, sendo eles: betacaroteno, luteína, vitaminas A, C e E, ácidos graxos ômega-3 e zinco. Esses nutrientes são encontrados nos seguintes alimentos:

Cenoura: é conhecida por estar associada à melhoria da visão. É composta por betacaroteno, luteína e licopeno. A luteína e o licopeno são fitonutrientes que protegem os olhos dos danos do sol e da radiação UVB.

Frutas cítricas e sucos como laranja e limão: são ricos em vitamina C, que protege os olhos contra infecções e doenças.

Vegetais de folhas verdes como repolho, espinafre e couve: contêm antioxidantes, vitamina A e outros nutrientes que protegem os olhos de problemas de visão, como por exemplo a catarata.

Farinha de linhaça dourada: rica ácidos graxos ômega-3. O ômega-3 melhora a memória e a função cerebral, além de melhorar a qualidade do filme lacrimal.

Ovos, uvas e frutas vermelhas: são boas fontes de zinco e outros minerais.

Mantenha seu ambiente de trabalho confortável

A Síndrome da Visão do Computador é um tipo de fadiga ocular causada pela má lubrificação dos olhos e também pelo esforço realizado para a visão de perto quando se trabalha no computador por horas seguidas.

Para evitar essa condição, observe sua postura ao trabalhar e mantenha o monitor do computador abaixo do nível dos olhos, a pelo menos 20 a 26 polegadas de distância dos olhos. O ideal é também utilizar óculos para proteger a visão do brilho da tela.

Use óculos de sol

Os óculos de sol são um excelente acessório, mas a função mais importante deles é proteger os olhos dos raios ultravioletas do sol. Ao comprar óculos de sol, procure por aqueles que bloqueiam 99 a 100% das radiações UV-A e UV-B.

Use iluminação adequada nos ambientes

Certifique-se de que a luz ambiente não está muito clara ou baixa quando estiver trabalhando ou estudando. Lâmpadas de menor intensidade e lâmpadas fluorescentes são ideais para usar como condição de iluminação para sua área de trabalho. Além disso, ajuste o brilho, o tamanho do texto e o contraste do computador, de maneira que não prejudique sua visão.

Conheça seu histórico familiar

Converse com seus familiares sobre o histórico de saúde ocular. É importante saber se alguém foi diagnosticado com uma doença ou condição, pois muitas são hereditárias. Isso ajudará a determinar se você está em maior risco de desenvolver qualquer problema em sua visão.

 

Fonte:

https://nei.nih.gov/healthyeyes/eyehealthtips

https://www.jnj.com/health-and-wellness/how-to-take-care-of-your-eyes-with-5-healthy-vision-tips

https://www.realsimple.com/health/preventative-health/healthy-eyes

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato