Como escolher o seu oftalmologista

3 de dezembro de 2018
oftalmologista

Cuidar da visão é uma das coisas mais importantes que você pode fazer, já que seus olhos não são apenas uma janela para o mundo, eles também servem como uma janela para sua saúde geral. Para oferecer ao seus olhos o cuidado que eles merecem, é importante consultar um oftalmologista para exames anuais regulares.

Se você já se perguntou “como encontrar um bom oftalmologista?” ou “o que devo procurar em um oftalmologista?”, separamos no post de hoje algumas dicas úteis para você escolher um bom profissional para você e sua família!

O que um oftalmologista faz?

A oftalmologia é a especialidade médica responsável por investigar, estudar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas aos olhos e estruturas afins. Médicos oftalmologistas são capacitados para prescrever tratamentos médicos de todas as doenças que envolvem a visão, correção para os problemas oculares e realizar cirurgias nos segmentos clínico e hospitalar, seja na rede pública ou privada.

O oftalmologista deve ser consultado sempre que houver qualquer alteração na capacidade visual ou sintomas nos olhos. Entretanto, mesmo sem sintomas, é necessário um acompanhamento regular, para detecção e tratamento precoce de possíveis alterações que costumam surgir na visão com o passar dos anos.

Para saber escolher bem o profissional que irá te atender, confira nossas dicas abaixo.

Procure referências

Se você não sabe por onde começar a procurar o seu oftalmologista, comece sua busca em locais de referência no assunto. Pesquise em hospitais e instituições especializadas para encontrar clínicas confiáveis perto de você.

Atualmente, com o acesso à informação cada vez mais disponível, obter referências sobre o profissional que buscamos ficou cada vez mais fácil. Por isso, se você quer ir a um oftalmologista específico e ainda não sabe se ele é a melhor indicação, basta procurar referências na internet e descobrir o que as pessoas, a mídia, as revistas especializadas e outros canais estão falando dele.

Apesar disso, não se esqueça do famoso boca-a-boca. Quando estiver procurando um oftalmologista e não conseguir nenhum nome específico, peça aos amigos indicações.

Consulte o currículo do médico e filtre por especializações

Se você já tem alguma suspeita do problema, é possível direcionar sua busca por um oftalmologista de confiança que seja especialista em seu caso.

A oftalmologia é muito vasta e conta com diversas áreas de atuação mais específicas. Como a grande maioria dos médicos se especializa onde tem mais afinidade, eles estarão mais aptos a propiciar um melhor atendimento dentro de suas respectivas áreas. Como exemplo disso: na mesma clínica podem estar dois oftalmologistas: um especializado em catarata e outro no atendimento infantil. Qualquer um que você procure irá te atender, mas a sua experiência pessoal será melhor se você focar naquele que for mais especializado na área onde você precisa.

Entre em contato com o oftalmologista

Não hesite em fazer perguntas, já que uma das melhores formas de estabelecer confiança entre médico-paciente é através do questionamento. Além disso, você terá de saber se o seu plano de saúde é aceito, portanto, pergunte logo antes de marcar uma consulta. Algumas outras perguntas indicadas incluem:

  • Há quanto tempo exerce a profissão?
  • O consultório recebe crianças?
  • Qual é o horário de atendimento?

A saúde dos olhos é muito importante para ser deixada de lado, por isso, agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher um oftalmologista de confiança, marque sua consulta e cuide da sua visão!

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato