Como escolher a melhor armação de óculos para seu filho

28 de abril de 2016
menina-oculos, escolher-filho

É comum pais ficarem apreensivos quando seus filhos precisam usar óculos. Na maioria dos casos, eles ficam preocupados com o desconforto que os óculos possam vir a causar e com as repercussão que que isso possa ter em relação aos coleguinhas.

Outro medo frequente é que, ao terem que usar óculos muito cedo, seus filhos criem uma dependência. Isso é um mito! A visão da criança não vai ficar pior ou melhor. Os óculos permitem que a pessoa enxergue melhor, apenas isso.

Passado o medo dos pais, é hora de focar na criança. Na maioria dos casos, elas se sentem confortáveis e não reclamam do novo acessório, mas, se o seu filho tem algum tipo de receio, como acalmá-lo?

Primeiramente, a família deve incentivar. Por exemplo, quando a criança for experimentar os óculos, use frases como: “Você fica ótimo de óculos!”, “Esses óculos te deixaram mais inteligente!” ou “Está parecendo com o super homem!”. Frases deste tipo passam confiança e alegria. Evite frases pejorativas como: “Nossa, que estranho!” ou “Coitadinho!”. Sentenças negativas podem aumentar a rejeição do seu filho aos óculos e levar a criança a desenvolver problemas de autoestima.

Outro truque legal é mostrar a diferença e o impacto que o uso vai causar. Pegue um desenho que a criança goste e mostre que, com os óculos, poderá perceber melhor os detalhes e, até mesmo, ler algumas frases que antes não conseguia.

Feito isso, estimule e torne divertido o momento da compra dos óculos. Leve-o a uma ótica especializada e deixe a criança provar vários modelos. A você cabe a responsabilidade de cuidar dos aspectos técnicos da compra, como o cuidado com a armação e as lentes. À criança, fica o momento lúdico.

No caso da armação, procure um modelo leve, que se adapte facilmente ao rosto, e a deixe confortável. Fique atento também às hastes dos óculos. Crianças tendem a se movimentar muito. Então, certifique-se da firmeza destas hastes. É importante cuidar para que as hastes não machuquem as orelhas e evitar armações que possuam uma base de silicone que apoia no nariz.

Sobre as lentes, verifique a qualidade. Dê preferência às opções leves e finas. Afinal, elas devem ser confortáveis. Se o seu filho não se sentir bem, pode ter certeza que ele não usará os óculos. Uma dica importante aqui é procurar uma lente resistente, como as de policarbonato ou Trivex. Sabemos que, em geral, as crianças são bastante agitadas e nem um pouco cuidadosas.

Por último, a principal dica é agir naturalmente. A criança precisa se sentir à vontade, como se sentia antes de usar óculos.

E, para ajudar a escolher a armação e mostrar como as crianças que usam óculos ficam super charmosas, selecionamos alguns modelos para os pequenos!

oculos11
oculos9
oculos7jpg
Slide background
oculos5
oculos1
como_convencer_seu_filho_usar_óculos
oculos12
oculos8
oculos3
oculos4

 

 

 

 

Dra Dayane Issaho é oftalmologista pela Universidade Federal do Paraná. Fez especialização em Oftalmopediatria e Estrabismo na Universidade Federal de São Paulo e na University of Texas Southwestern em Dallas, EUA. Possui Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. É preceptora do setor de estrabismo da Residência médica do Hospital de Olhos do Paraná. Possui ampla experiência no atendimento oftalmológico infantil e no tratamento clínico e cirúrgico do estrabismo.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato