O que é Cegueira Noturna

29 de agosto de 2016
cegueira_noturna

Se para você dirigir à noite é um pouco difícil, ou os seus olhos demoram para se adaptar quando você está saindo de um ambiente escuro para um ambiente claro, como a saída de um cinema, fique atento! Você pode estar com nictalopia, também conhecida como cegueira noturna.

A nictalopia é uma deficiência na visão que causa dificuldade para enxergar. Essa dificuldade geralmente ocorre em ambientes escuros ou pouco iluminados e durante a noite.

Em nossos olhos temos células retinianas chamadas cones, responsáveis pela visão de cores, e bastonetes, que são células utilizadas pela retina para processar a luz no nossos olhos e são responsáveis pela visão preto/cinza/branco. Quando os bastonetes sofrem algum tipo de alteração, a pessoa pode ter uma perda parcial da visão em lugares que estejam mais escuros.

Essa alteração nos bastonetes pode ser provocada por doenças congênitas ou pela falta de vitamina A no organismo. Como já vimos, uma alimentação saudável é um elemento importante para a saúde dos seus olhos. No caso da vitamina A, ela é um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção a doenças como a catarata e o glaucoma.

Além da falta de vitamina A, a cegueira noturna pode ser causada também por:

  • Catarata;
  • Miopia;
  • Retinite pigmentosa;
  • Síndrome de Usher;

Dentre os sintomas da nictalopia estão:

  • Baixa visão em ambientes escuros e a noite;
  • Visão tubular (como se a pessoa enxergasse com binóculos);
  • Demora na adaptação da visão na alternância de um ambiente claro para um escuro e vice-versa;

Não há um tratamento específico para a cura da cegueira noturna. Na maioria dos casos, o oftalmologista indica práticas para que você cuide melhor da saúde dos seus olhos, como por exemplo, ingerir alimentos ricos em vitamina A, como a cenoura, leite, ovo, laranja, mamão manga e abóbora, bem como consumir menos açúcar .

A cegueira noturna não é uma enfermidade grave, porém, quando não acompanhada, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças mais perigosas para os seus olhos. Por isso, caso você perceba os sintomas, procure um oftalmologista. Somente ele poderá confirmar a nictalopia e indicar o tratamento correto, que pode ser a reposição de vitamina A por meio de uma alimentação equilibrada e o uso de suplementos alimentares ou o tratamento da doença que pode estar causando a cegueira noturna.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato