5 alimentos que fazem bem para a visão

26 de novembro de 2018
alimentos

Você sabia que ter um estilo de vida saudável pode reduzir significativamente o risco de problemas na visão? Manter uma dieta equilibrada é a chave para manter a sua visão saudável. Confira no post de hoje quais alimentos beneficiam a saúde dos seus olhos e devem fazer parte da sua rotina alimentar!

Qual a relação entre alimentação e visão?

Você provavelmente já ouviu falar que as cenouras e outras frutas ou vegetais de cor laranja melhoram a saúde dos olhos e protegem a visão, certo?!

E isso é verdade: o beta-caroteno, um tipo de vitamina A presente nesses alimentos de cor alaranjada, ajuda a retina, protege a córnea e também na correta proliferação e diferenciação celular.

Apesar disso, uma boa visão não se resume apenas ao beta-caroteno.

Embora a sua ligação à visão não seja tão conhecida, várias outras vitaminas e minerais são essenciais para os olhos saudáveis. Seus olhos precisam de muitos tipos de antioxidantes para se manterem saudáveis, entre eles: luteína, zeaxantina, vitaminas A, C, E, ômega 3 e zinco.

Uma dieta balanceada é melhor criada com uma variedade de proteínas, laticínios, frutas e legumes. Incorporar alimentos de diferentes cores à sua dieta é uma garantia do consumo adequada, de todas os nutrientes necessários para uma alimentação saudável e rica.

Melhores alimentos para a saúde ocular

Linhaça dourada

A linhaça dourada pode ser uma ótima aliada da saúde dos olhos. Por conter ácidos graxos ômega-3, conhecidos como gorduras “saudáveis”, pode contribuir para o desenvolvimento visual e a saúde da retina na parte posterior do olho, além de auxiliar na prevenção e tratamento de olhos secos.

Ovos

A luteína e a vitamina são nutrientes presente nos ovos. A vitamina A protege contra a cegueira noturna e olhos secos. Já a luteína reduz o risco de degeneração macular. Além disso, ovos possuem uma alta concentração de antioxidantes, como a zeaxantina, um antioxidante encontrado na gema que pode ajudar a proteger os olhos contra a radiação UV do sol.

Frutas cítricas

Laranjas e outras frutas cítricas, como a acerola, contém vitamina C, importante aliada na redução de doenças como a catarata.

Oleaginosas

As oleaginosas, como amêndoas e nozes, são ótimas fontes de vitamina E. A vitamina E pode servir como um ótimo antioxidante e agente contra a catarata e degeneração macular.

Laticínios

Alimentos como leite e iogurte contêm vitamina A, bem como o zinco mineral. A vitamina A protege a córnea, enquanto o zinco tem como principal função ser antioxidante, atenuando os danos relativos ao estresse oxidativo e ajudando a fortalecer a imunidade ocular. Além disso, o zinco protege nossos olhos da ação dos raios solares.

Cuide da sua visão

Uma visão saudável, requer hábitos saudáveis e isso vai bem mais além do que apenas se alimentar de maneira adequada. Outras formas de cuidar da sua visão incluem:

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato