Veja possíveis alterações na visão durante a gestação

3 de Maio de 2018
gestação

Enjôo matinal, ganho de peso, dor nas costas… esses são alguns dos sintomas comuns da gravidez. Mas, você sabia que a gravidez pode afetar sua visão também? A gestação traz uma série de mudanças e afeta quase todas as partes do corpo de uma mulher e, claro, os olhos não são exceção.

A maioria dessas mudanças ocorre devido às alterações hormonais. No entanto, embora a maioria dos efeitos oculares da gravidez seja temporária, alguns podem mascarar problemas sérios que precisam ser resolvidos imediatamente.

Abaixo apresentaremos algumas das mudanças relacionadas à visão mais comuns que as mulheres apresentam durante a gestação.

Visão embaçada

Uma queixa comum entre gestantes é a visão embaçada. Devido à retenção de fluidos (um efeito comum da gravidez), a espessura e a forma da córnea podem mudar levemente, causando visão turva ou distorcida. Normalmente a mudança é discreta, mas, se a sua visão for significativamente alterada, procure um oftalmologista.

Se você fizer uso de óculos ou lentes de contato e a mudança em sua visão for grave, sua prescrição pode precisar ser alterada. Isso geralmente é desnecessário, como sua córnea retornará à sua forma normal depois de ter seu bebê.

Olhos Secos

É normal que seus olhos fiquem um pouco mais secos, cansados ou irritados durante a gravidez. As alterações nos hormônios podem afetar a produção e qualidade da lágrima, causando irritação e desconforto. Usar lentes de contato, especialmente por longos períodos de tempo, pode ser um pouco mais desconfortável para gestantes, principalmente porque a lente de contato aumenta a taxa de evaporação de suas lágrimas.

Se você estiver com os olhos secos, consulte o seu oftalmologista sobre colírios que são seguros para uso durante a gravidez.

Gravidez e Diabetes

Esta é uma das condições oculares mais perigosas durante a gestação. Se você tem diabetes, você está suscetível ao desenvolvimento ou a um rápido aumento na progressão da retinopatia diabética durante a sua gravidez.

O diabetes é uma condição na qual seu nível de açúcar no sangue é muito alto porque seu corpo não pode armazená-lo corretamente. O alto nível de açúcar no sangue pode causar danos aos minúsculos vasos sangüíneos que suprem a retina. Estes danos podem resultar em crescimento anormal de novos vasos sanguíneos ao longo da retina, causando a retinopatia diabética. Pessoas que têm retinopatia diabética apresentam visão turva e, em alguns casos, perda de visão significativa e até cegueira permanente.

O diabetes gestacional é uma forma de diabetes que a mulher pode desenvolver quando está grávida. Esse tipo de diabetes não é muito comum e ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente para atender às necessidades extras da gravidez. Na maioria dos casos, o açúcar no sangue retorna ao normal após o parto.

Se você tiver algum tipo de diabetes (tipo 1, 2 ou gestacional), você deve realizar pelo menos um exame oftalmológico completo durante a gravidez.

Se você tem diabetes e está planejando engravidar, converse com seu médico e oftalmologista. Eles irão monitorar sua condição durante toda a gravidez, para que você e seu bebê possam estar o mais saudáveis e seguros possível.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato