Tremor nas pálpebras: O que isso significa?

7 de novembro de 2016
tremor_pálpebras_blefaroespasmo

Uma sensação que parece ser impossível de ser controlada e que deixa qualquer pessoa irritada. Estamos falando do tremor nas pálpebras ou blefaroespasmo, um incômodo que, cada vez mais, leva as pessoas a procurarem o oftalmologista. Mas porque será que nossas pálpebras tremem?

Primeiro, é necessário dizer que a esse fenômeno se dá o nome de Mioquimia, que são contrações involuntárias realizadas pelos músculos. Blefaroespasmo é quando esse fenômeno ocorre nas pálpebras.

Essas contrações podem acontecer em qualquer grupo muscular do corpo humano e, quando ocorrem nas pálpebras, elas podem durar algumas horas  ou se prolongar durante dias ou semanas.

No geral, o tremor nas pálpebras é um sinal de que há algo errado com o seu organismo. Afinal, esse tremor é um sintoma de que seu corpo pode estar cansado, irritado ou que você está passando por um período de stress, noites mal dormidas ou ansiedade.

Por esses motivos, as principais causas para o tremor nas pálpebras são:

  • Cafeína: Quando o tremor estar associado ao consumo excessivo de cafeína, presente em bebidas energéticas, refrigerante e claro o próprio café, deve-se reduzir o consumo dessas bebidas;

  • Stress: Situações familiares e do ambiente de trabalho podem levar ao aumento da ansiedade e noites mal dormidas. Mesmo sendo difícil o ideal é que o paciente procure formas de relaxar e evitar conflitos.

  • Fadiga visual: O uso contínuo de celulares, tablets e monitores fazem com que você force a visão e diminua a quantidade de piscadas. Portanto, pare e descanse. A dica é para cada 50 minutos de uso desses aparelhos, descanse seus olhos durante 10 minutos com outras atividades.

Não existe um tratamento específico para o tremor nas pálpebras. Para se acabar com os tremores deve-se tratar o agente causador.

É importante que você procure um oftalmologista ao sentir suas pálpebras tremendo. Com a ajuda do oftalmologista você receberá o tratamento e as orientações corretas e, caso esse tremor seja o sinal de algo além da sua capacidade, ele o encaminhará para um outro especialista, como um neurologista.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato