Quando se define a cor dos olhos dos bebês?

9 de novembro de 2017
cor dos olhos

Um dos traços genéticos que mais desperta curiosidade dos futuros papais e mamães é descobrir de que cor será os olhos do bebê. Será que os olhos serão castanhos, azuis, pretos, verdes ou uma combinação de cores?

A resposta para essa difícil pergunta demora alguns meses, porque a cor dos olhos de uma criança muda durante os primeiros meses de vida. O fator determinante para se definir a cor é a herança genética que a criança recebe.

A herança genética (genes transmitidos pelo pai e pela mãe) podem se misturar e se combinar de inúmeras formas. A grande maioria dos bebês nasce com olhos azuis, que podem escurecer até os 3 anos de idade.

Esse escurecimento acontece devido à ação da melanina – um pigmento marrom – que passa a ser produzido de acordo com o avanço da idade da criança.

É verdade que um filho pode ter a cor dos seus olhos completamente diferente da dos seus pais, mas se ambos os pais têm olhos castanhos, o mais provável é que o seu filho também tenha os olhos castanhos.

Cores mais comuns

Considerados pela maioria das pessoas como os olhos mais bonitos, os olhos de cor clara não são os mais predominantes. São as cores mais escuras que dominam. Desta forma, a cor castanha prevalece sobre o verde e a cor verde tende a prevalecer sobre a azul. Mas novamente, uma mãe que tenha olhos azuis e um pai que tenha olhos castanhos, não significa que a criança terá olhos castanhos. O que definirá a cor será os genes dos pais, pois cada um – mãe e pai – tem dois pares de genes em cada cromossomo. Estes pares permitem múltiplas possibilidades já que podem ser combinados de inúmeras formas.

tabela olhos bebe

Os olhos podem mudar de cor na vida adulta?

Sim! A cor dos olhos pode mudar no decorrer da vida. Isso acontece com uma pequena parcela da população. É importante ressaltar que se a cor dos olhos de um adulto muda de cor de forma drástica, deve-se procurar o auxílio de um oftalmologista. Alteração na cor dos olhos pode ser o sinal de alerta para alguma doença ocular ou até mesmo um tumor.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato